Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Clubes mostram valorização de profissional de marketing

Duda Lopes Publicado em 05/01/2021, às 02h49

Imagem Clubes mostram valorização de profissional de marketing
Aumento de sócios é prioridade para Avancini no Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

No rival São Paulo, a novidade da diretoria foi um nome menos conhecido entre os torcedores, mas com forte presença do mercado. Eduardo Toni foi diretor de marketing da LG, Gradiente e Semp Toshiba, e, agora, assume o marketing do Morumbi. Uma clara amostra de que os principais clubes do país começam a disputar profissionais de ponta das grandes marcas.

Algumas horas antes de ser apresentado na nova diretoria do Internacional, Jorge Avancini conversou com a Máquina do Esporte sobre o momento dos clubes. Há vinte anos no mercado esportivo, o profissional lembrou que a profissionalização teve altos e baixos nos últimos tempos, mas que, após queda no período pós-Copa do Mundo, os executivos começam a ser mais valorizados.

“Talvez a pandemia tenha ajudado a mostrar a importância de ter um departamento de marketing cada vez mais profissional. O executivo é fundamental na relação com as marcas e com os torcedores e tem a capacidade de sempre buscar novos recursos”, ressaltou.

Avancini lembra que o futebol ainda passa por um processo. “Os clubes passaram a se profissionalizar há alguns anos, mas isso começou com o departamento de futebol. Apenas mais recentemente que outras áreas têm passado por esse processo, como o marketing”.

Na chegada aos clubes, os executivos começam a criar novas possibilidades de criação de receita. No Internacional, Avancini mira em conteúdo digital exclusivo para angariar mais sócios. No Corinthians, no último fim de semana, Colagrossi chegou a afirmar à Rádio CBN que a arena da equipe terá uma tirolesa durante os jogos.

Mais profissionalizado, os clubes passam a investir para sair da mesmice e alcançar novas receitas.