A celebração do Dia dos Pais, neste domingo (13), motivou diversos clubes a promoverem ações tanto on-line quanto presenciais.
A Máquina do Esporte fez um levantamento nas redes sociais dos 20 clubes da Série A do Brasileirão, com enfoque no Instagram, plataforma que disponibiliza a maior variedade de recursos e formatos de conteúdo e é adotada por todos os clubes, exceto o Cuiabá. Veja abaixo as ações que mais chamaram atenção.
Repercussão
O América-MG convidou Alessandro, ex-jogador do clube, e seu filho, Alessandro Jr., para uma entrevista. O jovem segue os passos do pai e atua nas categorias de base do Coelho. A equipe mineira também compartilhou um carrossel e uma arte apresentando o zagueiro Maidana com sua filha, em comemoração à data, sendo o clube que mais publicou peças relacionadas ao Dia dos Pais.
O Palmeiras também investiu em um vídeo que mesclou homenagem e merchandising, destacando diversos produtos do clube, incluindo o programa de sócio-torcedor e o cartão Palmeiras Pay, fruto de uma colaboração com a Elo.
No vídeo, uma filha insiste em brincar com o pai várias vezes, mas ele recusa, sempre justificando com o trabalho. Após uma reflexão sobre sua ausência, o pai adquire um presente para a filha, uma camisa do Palmeiras, possibilitando que ambos desfrutem juntos um jogo do time do coração. Ao final do vídeo, a menina enfatiza: “O que importa mais é passar tempo com quem você mais ama”.
O Atlético-MG compartilhou um vídeo com imagens de pais acompanhados de seus filhos indo assistir aos jogos do Galo. A legenda proclama: “O amor pelo #Galo transmitido de geração em geração!”.
O Coritiba também optou por um vídeo no formato “reels”, exibindo fotos de torcedores do Coxa com seus filhos. A trilha sonora de “Dias de Luta, Dias de Glória”, do Charlie Brown Jr., acompanha o vídeo, em alusão ao mau momento do clube dentro de campo. O time é o antepenúltimo colocado no Brasileirão, com 14 pontos em 19 jogos. Se o campeonato terminasse hoje, o Coritiba seria um dos rebaixados à Série B.
Já o Fortaleza preparou um vídeo com o atacante Silvio Romero, que é pai de um filho especial. O argentino se emocionou no vídeo. “Estou emocionado. Foi uma surpresa muito linda”, disse Romero. Além disso, o clube também postou um vídeo em colaboração com a empresa de telecomunicações Brisanet e uma foto ao final do dia, com os dizeres: “Papai, você é minha Fortaleza”.
Arte estática
Alguns clubes, entretanto, se limitaram a postar apenas uma arte em alusão à data.
Esta foi a abordagem adotada por Corinthians, São Paulo, Vasco, Fluminense e pelo líder Botafogo.
O Red Bull Bragantino também apresentou sua arte comemorativa, assim como Athletico-PR, Bahia e Internacional.
O Cuiabá recordou a data com uma arte publicada no Twitter com a mensagem “Pai, na vida, você é o meu melhor treinador”.
O Cruzeiro seguiu a mesma estratégia, com uma arte com a expressão “Pai é sinônimo de amor, cuidado e inspiração”.
Na sua arte, o Goiás enfatizou “o amor e a tradição transmitidos de geração em geração”.
Carrossel
Alguns clubes aproveitaram a funcionalidade dos carrosséis para compartilhar diversas imagens simultaneamente, celebrando a data.
O Santos criou um com fotos de jovens que compõem a rede Meninos da Vila, ao lado de seus respectivos pais.
De forma semelhante, o Flamengo criou um carrossel com fotos de torcedores que utilizam a parte de trás do uniforme para homenagear seus pais.
O Grêmio também recorreu ao carrossel, destacando fotos da torcida durante a vitória contra o Fluminense para compor sua peça nas redes sociais.