Com apoio da Volkswagen, Bayern de Munique traz "World Squad" ao Brasil

O Bayern de Munique colocou em prática a segunda edição do FC Bayern World Squad, programa no qual jovens futebolistas de todo o mundo se aproximam do sonho de um dia se tornarem profissionais. Nesta segunda-feira (6), os talentos selecionados chegarão ao Brasil para uma estadia de nove dias, em que enfrentarão os times Sub-19 do Flamengo e do Vasco, entre outros, no Rio de Janeiro.

Em parceria com a Volkswagen, patrocinadora do departamento juvenil do clube alemão, o Bayern oferece a um total de 20 jovens de 17 países a chance de desenvolver suas habilidades nos próximos meses sob a orientação de treinadores profissionais. Um total de 2.604 jogadores de 106 países se candidataram por meio de pequenos vídeos, com o objetivo de conseguir uma vaga no elenco (o número é quase quatro vezes maior do que no ano passado, quando 654 jogadores de 64 países diferentes se inscreveram).

O único requisito para participar era o ano de nascimento: 2004 ou 2005. O processo de seleção e tomada de decisões foi orientado por uma equipe de treinadores profissionais liderada por Klaus Augenthaler, ex-capitão do Bayern e campeão mundial com a seleção alemã na Copa do Mundo de 1990. No ano passado, o atacante colombiano José Mulato assinou um contrato profissional e atualmente joga pelo FC Dallas/North Texas FC, nos Estados Unidos.

“Estamos muito felizes com os diversos novos talentos de todo o mundo. O FC Bayern World Squad é um dos maiores projetos de seleção de jogadores na história do nosso clube e foi realizado de forma bem-sucedida em seu primeiro ano. É uma excelente vitrine para os talentos”, revelou Hasan Salihamidzic, diretor esportivo do Bayern.

“Com o FC Bayern World Squad, o Bayern e a Volkswagen, nossa principal parceira neste projeto internacional, buscam promover jovens talentos de todo o mundo, dando chances para jogadores que habitam em regiões menos favorecidas, além de contribuir com um intercâmbio cultural. Com esta iniciativa única, o Bayern mostra mais uma vez os valores centrais do nosso clube: diversidade, tolerância e coesão”, destacou Andreas Jung, diretor de marketing do clube alemão.

“O FC Bayern World Squad mostra que o futebol quebra barreiras e aproxima pessoas. Nós prezamos muito este projeto, pois ele promove jovens talentos, a diversidade e o futuro dos jogadores. A Volkswagen está feliz por estar totalmente envolvida na continuação desta iniciativa”, celebrou Jochen Sengpiehl, diretor de marketing da montadora alemã.

Além dos aspectos esportivos, o desenvolvimento dos talentos se baseia em um foco especial na formação de equipes e no intercâmbio cultural. O grupo para a viagem ao Rio de Janeiro inclui 19 jogadores, além de três brasileiros. No final da semana, apenas um dos três será incluído no elenco do FC Bayern World Squad. A equipe será acompanhada pelo brasileiro Zé Roberto, ídolo do Bayern, e ficará hospedada no CT do Flamengo.

A etapa final do FC Bayern World Squad, para todos os talentos selecionados, será uma sessão de treinos em Munique. Lá, os jovens jogadores terão a oportunidade de conhecer ainda melhor o clube e disputar uma partida contra a equipe Sub-19 do próprio Bayern. O jogo será realizado no dia 16 de julho, na Allianz Arena.