A Amazon, por meio de sua linha de serviços em nuvem AWS, fechou um patrocínio a diversas competições femininas da Uefa, como Champions League, Euro 2025, Finalíssima, Euro de Futsal 2023 e Campeonato Europeu Sub-19.
Como parte do acordo, as duas organizações ainda se comprometeram em buscar soluções para fomentar o futebol feminino. Além disso, a empresa será responsável por desenvolver a primeira loja on-line oficial da Champions League Feminina.
“Estamos comprometidos em usar nossa escala como uma força para impulsionar ainda mais o jogo das mulheres, apoiar as comunidades associadas, melhorar as experiências dos fãs e trabalhar com a Uefa para continuar o incrível crescimento alcançado no jogo das mulheres até agora”, disse Sanjay Balakrishnan, vice-presidente de marketing da Amazon na Europa.
Audiência
Com a parceria com a Amazon, a expectativa é que a audiência do futebol feminino europeu aumente ainda mais. Nesta temporada, o DAZN, parceiro global para a transmissão da Champions League Feminina, divulgou números positivos sobre o crescimento do interesse do público na edição 2022/2023 da competição até o momento, já que a final do torneio acontecerá neste sábado (3).
Apenas no YouTube, a empresa alcançou 50 milhões de visualizações com o campeonato, além de um crescimento de 53% no número de dispositivos móveis ligados nas transmissões.
Em comparação com a temporada 2021/2022, o total de visualizações cresceu 17%, enquanto a audiência de mulheres entre 13 e 34 anos aumentou em 3%.
Além disso, como reflexo dessa maior visibilidade e da transmissão gratuita do evento no YouTube, 86% dos clubes participantes da Champions League Feminina disseram ter visto um impacto direto na sua base de fãs, enquanto 57% dos torcedores afirmaram ter mais interesse em acompanhar as jogadoras e as equipes, segundo um relatório da Crux Sports.
“O DAZN é o lar do futebol feminino em todo o mundo e está comprometido em aumentar a visibilidade e o acesso ao futebol feminino, além de estabelecer novos padrões de transmissão e produção”, disse Marc Watson, diretor comercial do DAZN.
“O enorme crescimento da audiência em toda a competição demonstra o crescente apetite pelo futebol feminino, especialmente pela qualidade que as principais equipes e ligas da Europa trazem para a Champions League Feminina”, completou o executivo.