Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Prêmio Máquina do Esporte

Com campanha, Fortaleza conquista prêmio de Ação Comunicação/RP

Redação Publicado em 29/06/2021, às 22h23

Imagem Com campanha, Fortaleza conquista prêmio de Ação Comunicação/RP

Com sua ação no Dia da Consciência Negra, o Fortaleza conquistou o prêmio de Ação de Comunicação/RP do Prêmio Máquina do Esporte. O time usou um jogo de seu time principal pelo Campeonato Brasileiro para chamar a atenção para a violência contra negros no Brasil.

Para isso, transformou a tradicional camisa listrada do time em um alvo. Os atletas negros do time entrarem com a camisa em campo, com intuito de chamar atenção para o racismo no Brasil, e lançar um abaixo-assinado para mudança de uma lei do esporte que não pune injúrias raciais quando realizadas dentro do estádio.

A escolha foi pela partida contra o Corinthians, transmitida pela Rede Globo para todo o país, para dar maior alcance à ação. Algumas camisas com o alvo foram enviadas para influenciadores envolvidos com a causa. Além disso, na entrevista no intervalo da partida, o repórter da TV e o capitão do time, um atleta negro, falaram sobre a camisa e a ação. Foram ainda gravados relatos de atletas do próprio elenco que haviam sofrido ou testemunhado algum episódio de racismo em suas carreiras.

A ação teve mais de 1,4 milhão de impressões, 153 mil interações, alcançando mais de 500 mil pessoas e gerando mais de 3 mil assinaturas na petição.