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Futebol / Fechado

Com cota para apostas e menos torneios, Globo terá 7 patrocinadores do futebol em 2022

Emissora abriu espaço para empresa de apostas, tirou estaduais e alcançou recorde de anunciantes no futebol

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 12/11/2021, às 06h36 - Atualizado às 06h38

O apresentador Flávio Fachel anunciou, no Jornal Nacional, os sete cotistas do futebol da Globo em 2022 - Reprodução / TV Globo
O apresentador Flávio Fachel anunciou, no Jornal Nacional, os sete cotistas do futebol da Globo em 2022 - Reprodução / TV Globo

A TV Globo anunciou, na noite desta quinta-feira (11), o acerto com sete empresas para patrocinarem as transmissões de futebol da emissora em 2022. É a primeira vez que o "pacote futebol" da Globo tem esse número de patrocinadores. Curiosamente, pela primeira vez em quase 30 anos, a emissora não terá nenhum campeonato estadual dentro das transmissões, que englobarão apenas partidas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Cinco dos seis cotistas de 2021 renovaram com a emissora: Chevrolet, Hypera Pharma, Grupo Petrópolis, Itaú e Vivo. As novidades são as entradas de Amazon.com.br e Sportingbet. A gigante do e-commerce substituirá a Via Varejo, que usava as marcas Casas Bahia e Ponto Frio nos anúncios. Já a empresa de apostas fará a estreia de uma marca do segmento nas transmissões.

A Globo teve de readequar o pacote de entrega do futebol para poder manter a cota de R$ 307 milhões. Sem 12 datas dos campeonatos estaduais e de partidas da seleção brasileira, a emissora promoverá uma entrega total de 48 transmissões ao vivo, mas compensará os anunciantes com ações dentro do conteúdo editorial.

“Criamos possibilidades para que as marcas possam contar histórias por meio da transmissão, construindo conversas ao longo de toda a jornada de consumo da rodada, seja na transmissão, na cobertura editorial ou no digital”, afirmou Manzar Feres, diretora de negócios em publicidade da Globo.

Entre as entregas prometidas está a participação das marcas em TV aberta todos os dias da semana, nos intervalos da cobertura editorial. A Globo também disse que manterá a exposição maior da marca dentro das transmissões, com inserções maiores durante as chamadas feitas pelos narradores. Além disso, haverá entregas para os patrocinadores dentro da plataforma interativa de acompanhamento dos jogos em tempo real do site GE e também em podcasts. Outra entrega nova para os parceiros comerciais é a participação de creators e influenciadores digitais nas campanhas, além de ativações nas redes sociais.

“Investimos em um pacote que fosse de fato robusto nas entregas, que pudesse apoiar nossos parceiros em diferentes etapas do funil e construísse diversas camadas para uma comunicação 360º”, revelou Manzar.

A emissora ainda colocará à venda para o mercado publicitário um pacote específico para a transmissão da Copa do Mundo do Catar 2022. Segundo a Globo, entre 2015 e 2021, o tempo que o público dedicou assistindo ao futebol na TV aberta cresceu 12%.