Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Fan Token

Com Neymar "envolvido", Santos e Mercado Bitcoin lançam Token da Vila

Iniciativa se baseia em mecanismo de solidariedade da FIFA para ajudar clubes formadores

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 22/10/2021, às 16h20 - Atualizado às 16h22

Live de lançamento do Token da Vila será na próxima terça-feira (26), às 19h - Divulgação / Santos
Live de lançamento do Token da Vila será na próxima terça-feira (26), às 19h - Divulgação / Santos

Se dentro de campo o Santos vem tendo dificuldades para fugir do risco de rebaixamento, fora das quatro linhas o clube tem trabalhado para ampliar suas receitas. Nesta sexta-feira (22), o time paulista anunciou, em parceria com a Mercado Bitcoin, empresa de intermediação de compra e venda de criptomoedas, a criação do “Token da Vila”, um token para que torcedores e fãs do Santos ao redor do mundo possam ajudar o clube financeiramente, adquirindo porcentagens de recebíveis de atletas formados nas categorias de base do clube, inclusive o astro Neymar. A estratégia é idêntica à iniciativa colocada em prática pelo Cruzeiro, em parceria com a Liqi, em maio deste ano.

O Fan Token santista, que custará inicialmente R$ 50, é baseado no direito que o Santos tem sobre 12 jogadores que o clube formou por meio do mecanismo de solidariedade da FIFA. O mecanismo estabelece que um percentual de até 5% sobre cada transferência de um atleta retorne aos clubes que o formaram entre os 12 e os 23 anos. Serão disponibilizados cerca de 600 mil Fan Tokens, com projeção de arrecadação de R$ 30 milhões.

“Contamos com o apoio da nossa imensa torcida para que o produto seja um sucesso e possamos seguir nesse caminho de reestruturação financeira que essa gestão tem buscado desde o início. Essa operação é muito interessante porque ganha o clube, gerando receita nova; ganha o Mercado Bitcoin, tendo o Santos na sua prateleira de clientes; e certamente ganhará o comprador do Token da Vila, porque a expectativa de transacionar esses atletas listados é extremamente alta”, explicou Rafael Soares, executivo de marketing do clube.            

Os 12 jogadores que fazem parte da “cesta“ de atletas são: Alan Patrick (Shakhtar Donetsk), Alex Sandro (Juventus), Caio Henrique (Monaco), Emerson Palmieri (Lyon), Gabigol (Flamengo), Gustavo Henrique (Flamengo), Jean Lucas (Monaco), Kaio Jorge (Juventus), Lucas Veríssimo (Benfica), Neymar (Paris Saint-Germain), Rodrygo (Real Madrid) e Yuri Alberto (Internacional).            

A live de lançamento do Token da Vila será na próxima terça-feira (26), às 19h, e contará com a participação de representantes do Santos, do Mercado Bitcoin e também de ex-jogadores do clube praiano.