A transmissão da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na manhã desta terça-feira (25), rendeu para a Globo uma ótima audiência para o horário e mostrou que o Campeonato Paulista ainda terá de se esforçar para conseguir fazer a audiência decolar na Record, sua nova casa.
O duelo entre Palmeiras e Santos pelos juniores deu uma “goleada” na audiência que o próprio time profissional do Palmeiras tinha obtido na tarde do último domingo (23), durante a transmissão da estreia no Paulistão, contra o Novorizontino.
O jogo exibido com exclusividade pela Record na TV aberta teve média de 8 pontos de audiência, enquanto a partida decisiva da Copinha, que foi também exibida pelo Sportv, cravou 13 pontos de média na medição do Ibope, uma diferença de 62,5%.
O resultado chama a atenção porque a partida foi disputada em uma manhã de terça-feira, enquanto o duelo do time profissional foi em uma tarde de domingo, quando a audiência em geral costuma ser mais alta na TV. Além disso, há a disparidade de interesse em acompanhar um jogo de time profissional e outro de juniores, por mais que a partida da categoria de base seja decisiva.
Pela primeira vez após mais de 25 anos, o Paulistão não terá a TV Globo como parceira de transmissão. A Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu não renovar com exclusividade com a emissora e partir para um modelo de pulverização do campeonato em várias mídias, como fez a CONMEBOL com a Libertadores.
A Record foi quem venceu a concorrência para transmitir o estadual na TV aberta, enquanto a plataforma HBO Max exibirá o torneio no streaming, e o YouTube transmitirá 16 partidas em sua plataforma.
Na noite desta quarta-feira (26), a Record fará a segunda transmissão. A emissora mostrará o duelo entre Palmeiras e Ponte Preta, segunda partida do atual campeão da Libertadores no Estadual.
A tendência é que, por conta do dia da semana e do horário, a Record consiga uma boa audiência. A emissora geralmente tem bons índices no Ibope nesta faixa horária com a exibição de novelas com temática religiosa.