A Federação Paulista de Futebol (FPF) conseguiu seu objetivo de liberar uma data a mais para a disputa do Paulistão 2026. Com isso, a entidade pôde anunciar, ainda no final de 2025, que havia conseguido disponibilidade para ter uma final em jogos de ida e volta, nos dias 4 e 8 de março.
A iniciativa, além de dar 12 datas para a disputa do Campeonato Paulista, também dá aos parceiros comerciais e às detentoras dos direitos de transmissão (Record, NHBO Max, TNT e CazéTV) a possibilidade de garantir audiência com a exibição dos dois jogos da decisão.
A costura para isso ocorreu em um acordo da FPF com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A federação mostrou à entidade nacional que haveria compatibilidade para a data adicional, contrariando o desejo inicial do presidente da entidade, Samir Xaud, de limitar os estaduais a apenas 11 datas.
Pré-Libertadores
Não havia nenhum time paulista na disputa da Pré-Libertadores, já que Palmeiras, Corinthians e Mirassol se classificaram direto para a fase de grupos. Os representantes brasileiros na fase preliminar serão Bahia e Botafogo.
A segunda fase, com participação dos times brasileiros, terá jogos nos dias 18 e 25 de fevereiro. Caso o Tricolor de Aço e o Glorioso de classifiquem, ainda teriam mais uma fase eliminatória em data a ser definida pela Conmebol, que poderia chocar com as finais do Paulistão.
Copa do Brasil
Já a Copa do Brasil terá sua primeira fase disputada em jogo único a partir de 18 de fevereiro. Participam do torneio logo em seu início Primavera e Velo Clube. A segunda fase, que será finalizada no primeiro trimestre do ano, terá a presença ainda de São Bernardo, Novorizontino, Guarani e Portuguesa.
Caso algum desses clubes chegue à final do Paulistão, haveria espaço para manobra no calendário para ajuste de datas da competição nacional.
Supercopa Rei
Outro problema é a disputa da Supercopa Rei, entre o vencedor do Brasileirão (Flamengo) e o campeão da Copa do Brasil (Corinthians). O problema foi resolvido com a marcação da partida para 1º de fevereiro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Com o jogo longe da decisão do Campeonato Paulista também é possível ajustar as partidas do Corinthians no Estadual, caso o clube chegue à final, já que o time do Parque São Jorge também não está envolvido com Pré-Libertadores e fases iniciais da Copa do Brasil.
“A Federação Paulista de Futebol vem a público agradecer o diálogo e abertura do presidente da CBF, Samir Xaud e sua diretoria, para a elaboração do complexo calendário do futebol brasileiro de 2026 e suas recentes adequações”, informou a FPF, em nota, oficializando a conquista de mais uma data par ao Paulistão.
