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Futebol / Marketing

Conmebol abre nova licitação para agência

Redação Publicado em 01/12/2020, às 09h45

Imagem Conmebol abre nova licitação para agência

A Conmebol anunciou a abertura de novo processo de concorrência para a agência que terá os direitos comerciais das competições de clubes da entidade. Ou seja, a Libertadores e a Sul-Americana, principalmente. A nova licitação abrangerá o período entre as temporadas de 2023 e 2026.

Segundo o site oficial da entidade, serão avaliados aspectos técnicos e financeiros das agências interessadas, além da oferta de uma quantia mínima para a Conmebol. Todo o processo será acompanhado pela empresa de consultoria EY; a filial da Argentina da companhia foi contratada para assistir a confederação.

"Cabe esclarecer que, embora o papel da empresa contratada será a comercialização e a gestão das contas, as decisões finais recairão sempre na Conmebol, que em nenhum caso renuncia à titularidade dos seus direitos", ressaltou a entidade. Atualmente, a agência responsável pelas competições é a FC Diez Media. A empresa, uma joint venture entre a IMG e a Perform, acertou com a Conmebol em 2017, em um acordo válido até a temporada de 2022.

O processo foi uma vitória do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que havia assumido o cargo um ano antes. O plano do dirigente era repassar os torneios às agências internacionais para modernizá-los, especialmente a Libertadores.

Nos bastidores, a FC Diez Media conseguiu algumas vitórias, como o patrocínio da Ford e da Unilever. Recentemente, porém, a agência se viu no meio da crise entre Globo e Conmebol, que resultou na perda do melhor contrato de TV da entidade após desistência da emissora. A agência intermediou o acerto com o SBT e com Claro, Sky e Band para lançar o PPV da Conmebol no Brasil.