Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Na parede

CONMEBOL e Twitter levam final da Libertadores para Avenida Paulista e Favela da Rocinha

Entidade e rede social farão projeção no dia da decisão do torneio com postagens feitas pelos torcedores

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 25/11/2021, às 08h34 - Atualizado às 08h36

Projeção mostra como ficará o "paredão de tuítes" na Avenida Paulista durante a final da Libertadores 2021 - Divulgação / CONMEBOL
Projeção mostra como ficará o "paredão de tuítes" na Avenida Paulista durante a final da Libertadores 2021 - Divulgação / CONMEBOL

Parceiras em iniciativas relacionadas à Libertadores, a CONMEBOL e o Twitter se uniram para criar ações de ativação das conversas que torcedores de Palmeiras e Flamengo têm feito na rede social referentes à decisão do torneio, que será disputada no próximo sábado (27).

No dia da final, entre 17h e 23h59, postagens previamente escolhidas feitas por torcedores serão projetadas junto a um contador de tuítes em tempo real na Avenida Paulista, em São Paulo, e no Paredão da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

[Colocar ALT]
Projeção de como ficará a ação no Paredão da Rocinha

“Desde que Palmeiras e Flamengo se classificaram para a final, vemos os torcedores no Twitter ansiosos por esta data, apoiando seus times e esperançosos pelo título. Como o Twitter é onde essas conversas acontecem, resolvemos amplificar ainda mais o alcance dessas mensagens de apoio e, em conjunto com a CONMEBOL, fazer esta ação ainda inédita em um evento regional”, disse Mariana Romeu, gerente de parcerias do Twitter para a América Latina.

A ideia é colocar nessas projeções postagens feitas pelos torcedores usando as hashtags oficiais do evento e dos clubes: #Libertadores, #Palmeiras, #AvantiPalestra, #CRF e #VamosFlamengo. De acordo com o Twitter, mais de 800 mil postagens usando essas expressões já foram feitas nos quase dois meses que separaram a classificação à final do jogo derradeiro em si.

“Acreditamos que o Twitter é um dos ambientes de debate e manifestação mais importantes da atualidade. É o espaço eleito pelos torcedores para apoiar as suas equipes e jogadores, e interagir com outros fãs. A nossa intenção é potencializar este fenômeno, sempre com respeito e tolerância. Estamos muito felizes em contar com esta ação”, pontuou Cristina Benítez, gerente de comunicação digital da CONMEBOL.

A ação muda um pouco o conceito que a CONMEBOL e o Twitter vinham utilizando até então no torneio. Na final de 2020, a rede social promoveu uma “Batalha de Tuítes” entre os torcedores de Palmeiras e Santos, os dois finalistas à ocasião. Quem usasse mais a expressão do time ajudaria a “pintar” as cores do Estádio do Maracanã com o verde do palmeirense ou o azul do santista.

Como o palco da final deste sábado (27), o Estádio Centenário, em Montevidéu, não tem cobertura, a solução encontrada foi levar um pouco da conversa na rede social para as duas cidades dos times finalistas.