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Futebol / Lampi ON

Conteúdo e interação digital levam Brahma a patrocinar Copa do Nordeste

Erich Beting Publicado em 18/03/2021, às 11h31

Imagem Conteúdo e interação digital levam Brahma a patrocinar Copa do Nordeste
LampiON, com detalhes dos jogos da Copa do Nordeste, foi um dos motivos que levou a Brahma a apoiar torneio
Reprodução/Facebook

Principal competição regional do país, a Copa do Nordeste trocou de marca de cerveja oficial nesta temporada. Após quatro temporadas em que a Schin foi a patrocinadora do torneio, a Brahma foi anunciada como parceira da edição de 2021, reforçando o novo posicionamento da marca no esporte.

Depois de décadas como patrocinadora das principais transmissões de futebol do país, a Brahma decidiu focar seu patrocínio na geração de conteúdo sobre as propriedades esportivas patrocinadas. Por isso, a marca migrou de um patrocínio às transmissões da TV Globo, que consumia cerca de R$ 300 milhões ao ano, para intensificar a relação com os times e, agora, com competições. A Copa do Nordeste é o primeiro torneio nacional que conta com o aporte da empresa.

“Nessa longa trajetória de Brahma dentro do futebol, queremos estar cada vez mais próximos dos torcedores e, para isso, nosso apoio não pode estar restrito apenas às agremiações. Atualmente, já patrocinamos grandes clubes locais, como Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, mas queremos expandir essa conversa. É como sempre dizemos, não é só futebol, é sobre a paixão que os torcedores carregam pelos seus clubes. E é isso que queremos mostrar em um palco perfeito, como a Copa do Nordeste”, afirmou à Máquina do Esporte Daniel Teixeira, gerente de marketing esportivo de Brahma, sobre o porquê a empresa decidiu patrocinar a competição.

Dentro desse contexto, a ideia é a marca se apropriar do conteúdo digital que a Copa do Nordeste proporciona e reforçar a conversa com o consumidor a partir disso. A empresa comprou um pacote específico que conta com inserções durante a transmissão por streaming dos jogos e no programa LampiON, também produzido pela Live Mode, agência que cuida das propriedades de mídia e comerciais da Copa do Nordeste.

“O novo patrocínio da Cervejaria Brahma com a Copa do Nordeste passa a enquadrar a marca dentro de um cenário totalmente novo. Com uma cota customizada, que envolve as redes sociais do campeonato, podemos explorar os canais digitais da Copa, como as transmissões por streaming dentro do Nordeste FC e o LampiON. Além disso, pretendemos criar ações diversas e variadas, que extrapolam o campo, para valorizar ainda mais a relação dos torcedores com a competição e os clubes. Em breve, teremos mais novidades para contar em cima dessa parceria”, disse Marina Raats, gerente de marketing de Brahma.

Se, antes, a Schin usava a Copa do Nordeste para crescer as vendas e a reputação da marca no mercado da região, agora o foco é usar o momento de pandemia para levar o torneio – e a marca da Brahma - para dentro da casa das pessoas. Estratégias comerciais no ponto de venda, como a lata de cerveja oficial da competição lançada há alguns anos pela Schin, estão a princípio fora dos planos.

Confira a seguir as entrevistas feitas com Daniel Teixeira e Marina Raats para falar sobre o patrocínio:

Máquina do Esporte:Por que a Copa do Nordeste?

Daniel Teixeira: A Copa do Nordeste é a principal competição regional de clubes do Brasil e um torneio muito importante para as equipes da região. É um campeonato que tem uma conexão muito grande localmente e mexe com o orgulho do torcedor da região Nordeste, sem deixar de lado todo o carisma e carinho que essa disputa espalha para o resto do Brasil. E mais, o torneio abre espaço não apenas para as agremiações que possuem uma tradição nacionalmente, mas também para aquelas que buscam o seu espaço. Então, é uma oportunidade para conversarmos com os fãs do futebol e todos os consumidores que estão na região e que movem essa paixão pelos seus clubes.

Nessa longa trajetória de Brahma dentro do futebol, queremos estar cada vez mais próximos dos torcedores e, para isso, nosso apoio não pode estar restrito apenas às agremiações.

Atualmente, já patrocinamos grandes clubes locais, como Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, mas queremos expandir essa conversa. É como sempre dizemos, não é só futebol, é sobre a paixão que os torcedores carregam pelos seus clubes. E é isso que queremos mostrar em um palco perfeito, como a Copa do Nordeste.

ME: O patrocínio já é parte da nova estratégia da marca com o patrocínio?

DT: Ao longo dos últimos anos, Brahma tem desenvolvido diversas iniciativas para fortalecer os clubes não apenas estruturalmente, mas também para estreitar a relação deles com suas torcidas, sempre valorizando a paixão que move esse esporte. Atualmente, existem diversas maneiras de se aproximar e fortalecer nossa presença no âmbito esportivo e digital, seja patrocinando clubes ou grandes competições, como a Copa do Nordeste, ou com conteúdos exclusivos nas redes sociais.

Queremos estar presentes em toda a jornada do torcedor, que vai desde a expectativa antes da partida, a própria disputa em si e prossegue no pós-jogo e nos debates com os amigos. Por isso, nosso compromisso é reforçar e expandir, cada vez mais, nossa presença dentro do futebol.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Brahma patrocina a Copa do Nordeste ou outra competição. Em 2019, fomos a cerveja oficial da Copa América aqui no Brasil, com diversas iniciativas voltadas para os torcedores. E agora, queremos repetir isso.

ME: De que forma o patrocínio será explorado pela marca sem a presença de público nos estádios?

Marina Raats: Não é de hoje que diversificamos as iniciativas e expandimos as ações para o universo digital, estreitando cada vez mais a nossa ligação com os torcedores. Atualmente, não existe uma forma única de mantermos nossa relação com os fãs da modalidade, ainda mais com a grande gama de canais e conteúdos que podem ser criados para engajar os torcedores.

Dentro disso, o novo patrocínio da Cervejaria Brahma com a Copa do Nordeste, passa a enquadrar a marca dentro de um cenário totalmente novo. Com uma cota customizada, que envolve as redes sociais do campeonato, podemos explorar os canais digitais da Copa, como as transmissões por streaming dentro do Nordeste FC e o LampiON.

Além disso, pretendemos criar ações diversas e variadas, que extrapolam o campo, para valorizar ainda mais a relação dos torcedores com a competição e os clubes. Em breve, teremos mais novidades para contar em cima dessa parceria.

ME: Qual a importância da região NE para a marca e como o patrocínio vai ajudá-la a falar com esse público?

MR: Por sermos um dos principais patrocinadores do futebol, entendemos que a paixão pela modalidade está enraizada na nossa cultura. Além disso, estamos sempre de olho nas mais diversificadas estratégias para conversarmos com nossos consumidores, nesse caso, os torcedores. Por isso, quando escolhemos patrocinar a Copa do Nordeste, sabíamos da relevância da competição regionalmente.

Dessa maneira, queremos nos aproximar ainda mais dos torcedores da região, valorizando suas histórias e a ligação deles com seus clubes de coração e com a competição. Entendemos que as pessoas da região têm um orgulho imenso pelo campeonato e, agora, com o patrocínio de Brahma iremos fortalecer o torneio e alastrar seu valor perante a região nordeste.

ME: A Schin, antiga patrocinadora, criou produto personalizado da Copa do Nordeste, como a lata de cerveja oficial do campeonato. Vocês têm essa ideia também?

MR: Todas as ações estão concentradas em expandir a relevância da marca dentro do futebol e isso passa pelas mais variadas ações. Sabemos da importância e do impacto que produtos personalizados têm em torneios, porém, nesse primeiro contato com a Copa do Nordeste queremos explorar os canais digitais da competição, criando conteúdos exclusivos para os torcedores, além de já trabalharmos outras iniciativas para valorizar toda a paixão das pessoas pelo torneio e seus clubes de coração.

A criação de produtos especiais, seja em parceria com os clubes e para as competições que patrocinamos, sempre foi uma iniciativa que procuramos trabalhar. Recentemente, criamos as latas especiais dos nossos clubes parceiros e que foram um sucesso entre os torcedores.