Copa do Mundo 2022 estimula consumo e abre oportunidades para empresas faturarem 

Em ano de Copa do Mundo, as atenções das pessoas em todo o planeta vão se voltando para o torneio, na medida em que se aproxima seu início, em 20 de novembro, às 11h (horário de Brasília). No Brasil, único pentacampeão do torneio e que ostenta a alcunha de “país do futebol”, o evento esportivo deve gerar mobilização intensa nas redes e também estimular o consumo entre os torcedores.  

É o que mostra o relatório organizado pela Zygon, adtech especializada em marketing digital. O documento reúne diversas pesquisas que abordam questões como tendências de consumo, afinidades, mercado de apostas e perfil dos torcedores.  

Uma delas é a “Consumo 2º Semestre”, da Behup, que mostra que 56% dos brasileiros pretendem comprar algum produto devido ao Mundial do Catar. Já o estudo “Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI” aponta que 61% planejam comprar algo por conta do torneio. Entre os itens mais citados estão bebidas alcoólicas, alimentação delivery, vestimenta a caráter, participação em bolões, contratação de streaming e aumento de velocidade da internet

E-commerce

O e-commerce é outro setor que deve ser impulsionado pela Copa do Mundo. O relatório da Zygon traz um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), mostrando que o segmento pode faturar até R$ 165 bilhões em vendas até o final deste ano. 

“O cenário da Copa do Mundo de 2022 é algo inédito para o mercado e sairá na frente quem, além de se antecipar como endossado pelos nossos especialistas, falar com o consumidor certo. Com todos os dados apontados nesse material é possível construir um planejamento que maximize a eficiência de entrega da mensagem, garantindo, no final do dia, a captura de uma audiência que agora, mais do que nunca, quer comprar”, afirmou Jéssica Miúcha, diretora de operações da Zygon. 

Além do consumo de produtos, a Copa do Mundo deve gerar uma explosão na oferta e na demanda por conteúdo. A estimativa é que o torneio movimente 2,8 bilhões de impressões on-line até seu encerramento, em 18 de dezembro.  

Perfil do torcedor

O relatório da Zygon mostra ainda que o perfil básico do torcedor brasileiro que mais acompanha a Copa do Mundo é masculino (69,66%), com idade entre 35 e 39 anos e que tem o futebol como esporte preferido (62,67%).  

Um estudo da Meta, que integra o relatório, aponta que os torcedores brasileiros deverão estar mais caseiros nesta Copa do Mundo. Na pesquisa, 80% indicam que pretendem assistir aos jogos do Mundial em casa, embora 78% afirmem que desejam se reunir com amigos durante as partidas do evento.  

Entre os produtos que devem ser consumidos, os mais citados são carne para churrasco (56%), bebidas (55%), salgadinhos (51%) e sobremesas (39%).  

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