A Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgaram, nesta segunda-feira (3), o novo uniforme da seleção brasileira feminina, que celebra valores como a biodiversidade e a Amazônia. Segundo a marca de material esportivo, foram usados materiais desenhados em computador, baseados em dados, para atender às necessidades das atletas.
“É muito importante ter uma parceira como a Nike unindo a mais alta tecnologia aos símbolos da biodiversidade brasileira. Nada mais apropriado para homenagear a seleção feminina e, ao mesmo tempo, contribuir para o ganho de performance das nossas atletas”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
“Ficamos felizes em ver estampadas nas camisas que serão usadas pela seleção, atributos que, somados ao talento das nossas jogadoras, levarão para o mundo as mensagens que falam de preservação e sustentabilidade. Essa é a missão que tenho no meu mandato: levar o futebol feminino ao patamar que ele merece ocupar”, completou o dirigente.
Desafios
A coleção completa do Brasil traz as tradicionais cores verde, azul e amarelo. Nesta temporada, a seleção feminina disputará a Finalíssima, que reunirá a seleção campeã da Copa América (Brasil) e a vencedora da Euro 2022 (Inglaterra) no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, na próxima quinta-feira (6).
Em 2023, a seleção feminina também jogará a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
“Vamos iniciar o novo capítulo na seleção, com a possibilidade de escrever uma nova história dentro e fora de campo. Já ficamos muito felizes em 2019, mas agora, em 2023, sabemos que temos ainda mais o que mostrar e conquistar”, disse Debinha, atacante da seleção brasileira.
Na última edição da Copa do Mundo, disputada na França há quatro anos, o Brasil acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelas donas da casa, por 2 a 1.
Temas
Depois da coleção de 2022 em homenagem à onça-pintada, um dos principais símbolos nacionais, a nova camisa celebra a biodiversidade do Brasil e da Amazônia, trazendo a estampa de folhagem tropical, inspirada nas folhas do buriti, do jaci e da jarina, inserida na textura da malha da camisa por toda a peça.
Assim como o uniforme do ano passado, o design traz o amarelo, agora com detalhes em verde na barra das mangas e na gola. Os shorts são azuis com numeração em verde, enquanto os meiões brancos exibem detalhes em verde e azul.
Dando continuidade à inspiração na Amazônia, o novo segundo uniforme brinca com as cores da paisagem. Inteiramente em azul-supremo, a camisa traz uma variante da estampa do primeiro uniforme com as folhas tropicais da estampa concentradas nas mangas. O calção branco traz a numeração em verde, e o meião azul com detalhes em verde e amarelo completa o uniforme.
Por fim, na parte interna das duas camisas, na altura da nuca, há um grafismo em homenagem à “Mãe Natureza”, em uma referência à Floresta Amazônica e seu bioma. Já os meiões trazem a inscrição “Brasil” na parte de trás.
Menstruação
Entre as inovações do material, a Nike desenvolveu o “leak protection: period”, uma proteção menstrual integrada aos shorts, que pode ser usada embaixo do calção de jogo.
“Estamos entusiasmados em oferecer essa inovação para todas as atletas que jogam pelas federações patrocinadas pela Nike este ano”, explicou Jordana Katcher, vice-presidente global de vestuário esportivo feminino da Nike.
“Jogadoras profissionais jogam dois tempos de 45 minutos sem pausas. Muitas nos disseram que podem passar vários minutos em campo preocupadas com a possibilidade de apresentar vazamento de menstruação. Quando mostramos a elas essa inovação, elas nos disseram como estavam gratas por ter esses shorts para ajudar a trazer mais confiança para o campo”, acrescentou.
Sustentabilidade
Será a primeira vez da Nike neste cenário mundial em que todos os uniformes das seleções femininas terão escudos das confederações, Swooshes (logomarca da Nike) e acabamentos feitos com 100% de materiais reciclados, desenvolvidos pela marca a partir de sobras de produção que não chegam ao consumidor, de tênis usados pós-consumo arrecadados por um programa da marca e de calçados que não podem ser vendidos.
Os uniformes são feitos de poliéster obtido a partir de garrafas plásticas recicladas, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental. O uso de poliéster reciclado reduz as emissões de carbono em até 30% em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar anualmente uma média de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d’água.
A empresa usou protótipos digitais para reduzir a geração de resíduos. Com isso, o número de amostras criadas foi reduzido em cerca de 85% em comparação com os processos de 2018. Segundo a marca, toda a linha de vestuário de futebol da Nike é produzida com pelo menos 80% de material reciclado.
Venda
Os novos uniformes da seleção brasileira feminina 2023 já estão em pré-venda para os Membros Nike no site oficial da marca até o dia 18 de abril. A venda geral da coleção terá início em junho para todo o mercado brasileiro.