Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Menos câmeras

Copa Paulista servirá de "cobaia" para estreia do VAR Light no Brasil

Objetivo da nova ferramenta é tornar a tecnologia da arbitragem de vídeo mais acessível

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/10/2021, às 07h05

VAR Light possui "apenas" quatro câmeras por partida, o que reduz os custos para torneios com receitas menores - Divulgação / FPF
VAR Light possui "apenas" quatro câmeras por partida, o que reduz os custos para torneios com receitas menores - Divulgação / FPF

Em acordo com a FIFA e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da aprovação por unanimidade de todos os clubes participantes das quartas de final, a Copa Paulista será o primeiro campeonato de futebol do Brasil a utilizar o VAR Light, nova modalidade do Árbitro Assistente de Vídeo, em caráter experimental. O projeto vem sendo encabeçado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nos últimos meses, com o intuito de oferecer a possibilidade do uso do árbitro de vídeo ao maior número possível de competições. 

Todos os jogos da fase final da competição, desde as quartas de final até as finais, terão o uso da ferramenta. Os primeiros confrontos serão Votuporanguense x Portuguesa, São Caetano x XV de Piracicaba, São Bernardo FC x São Bernardo EC e Noroeste x Botafogo. As quartas de final começam já no próximo sábado (23). 

De acordo com a FPF, o VAR Light possui algumas diferenças em relação ao VAR tradicional. No formato Light, serão utilizadas “apenas” quatro câmeras por partida. O propósito da nova ferramenta, que é validada pela Fifa, é tornar a tecnologia mais acessível, permitindo o uso do assistente de vídeo com custos inferiores e, assim, garantindo a utilização em competições com receitas menores. 

Vale lembrar que, em escala nacional, o VAR tradicional vem sendo usado durante toda a temporada da Série A do Campeonato Brasileiro e passou a ser utilizado no segundo turno da Série B, assim como na segunda fase da Série C. Com relação ao VAR Light, após a experiência na Copa Paulista, caso haja sucesso na iniciativa, a ferramenta poderá ser usada em outras competições menores.