Corinthians e Flamengo superam 1 milhão de novos seguidores nas redes sociais em julho

Segundo Ibope Repucom, Rubro-Negro atinge 48 milhões de inscritos em suas plataformas

O Ibope Repucom divulgou o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros em julho com destaque para as duas maiores torcidas do país. Corinthians e Flamengo somaram, no mês passado, mais de 1 milhão de novos seguidores em suas redes socais e foram os grandes destaques no futebol nacional.

Os dois clubes se enfrentam pelas quartas de final da Libertadores. O Rubro-Negro venceu a  partida de ida, disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, na última terça-feira (2), por 2 a 0. O jogo de volta será na terça-feira da semana que vem (9), no Maracanã.

Se perdeu em campo para o rival, o Corinthians desbancou o Flamengo no crescimento em suas plataformas digitais. O time paulista conquistou por mais de 1 milhão de novos seguidores em suas contas oficiais. O destaque foi a alta concentração de novas aquisições em seu perfil no TikTok.

No último mês 47% das novas inscrições nas redes oficiais do clube foram em seu perfil na rede social chinesa, o que contribuiu também para que o Corinthians atingisse a marca inédita de 2 milhões de inscrições no TikTok e de 30 milhões no combinado de suas plataformas.

Flamengo lidera

O Flamengo, por sua vez, atingiu a marca inédita de 48 milhões de inscrições no combinado de suas redes e ocupou o segundo maior crescimento do mês. O time também acumulou pouco mais de 1 milhão de novas inscrições.

A conta do Rubro-Negro no Instagram foi a que obteve o crescimento mais expressivo em julho, concentrando 50% das novas adesões. O Twitter e o TikTok também tiveram grande participação no resultado do clube carioca. Juntas, as duas plataformas contabilizaram 43% ou 450 mil novas inscrições. Este foi o maior resultado do clube até o momento em 2022.

No total, os 50 principais clubes do Brasil, considerados no estudo, acumularam 4,4 milhões de novos seguidores no mês passado. Os clubes que mais se destacaram no mês, além de Corinthians e Flamengo, foram São Paulo, Palmeiras e Fluminense. Juntos, os cinco times foram responsáveis por cerca de 2,8 milhões de inscrições, ou 64% do total no período.

Tricolor no pódio

O São Paulo fecha o pódio mensal com o terceiro melhor resultado de julho. Foram cerca de 280 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Destaca-se que 49% desse resultado se origina no Instagram, plataforma em que o clube registrou 100 mil novas inscrições.

Outro destaque do Tricolor Paulista foi ter alcançado 1 milhão de seguidores no TikTok. Com isso, o clube do Morumbi se junta a Flamengo, Vasco, Corinthians e Palmeiras como os cinco times brasileiros com mais de 1 milhão de seguidores nesta rede social.

O Palmeiras obteve o quarto melhor resultado no último mês. Foram cerca de 250 mil novas inscrições no combinado de suas contas. No último mês 75% dos novos seguidores vieram do TikTok (100 mil novas inscrições) e do Instagram (88 mil) o que contribuiu para que o Alviverde atingisse a marca de 4 milhões de seguidores no Instagram e de 16 milhões de inscritos somando todas as suas redes oficiais.

O Fluminense, que cumpre boa campanha no Brasileirão, figura na quinta posição entre os que mais cresceram em julho ao acumular 170 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. Outro destaque do Tricolor Carioca foi ter batido a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram e de 5 milhões no acumulado de suas redes oficiais.

Galo e Íbis

O Atlético-MG, que enfrenta o Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores, contabilizou 150 mil novas inscrições no combinado e suas plataformas. O clube se destacou em duas das cinco redes sociais monitoradas TikTok (56 mil novas inscrições) e Twitter (32 mil).

O Íbis subiu duas posições ao somar 51 mil novas inscrições no TikTok, sexto melhor resultado na plataforma em julho. Com esse feito, o clube pernambucano passa a figurar entre as 25 equipes com maiores bases digitais do País.

Ceará e Atlético-GO

O Ceará obteve destaque no Facebook, no qual, pelo segundo mês seguido, ocupa o primeiro lugar em crescimento. O Vovô acumulou quase 50 mil novas inscrições em julho nessa plataforma.

Já o Atlético-GO, outro clube brasileiro que disputa a Copa Sul-Americana, recuperou uma posição no ranking. O time goiano registrou 22 mil novas inscrições no acumulado de suas redes oficiais e agora é o 45º colocado no geral, logo atrás do Botafogo-SP, que disputa a Série C do Brasileirão.