Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Dez anos sem o Doutor

Corinthians e Nike homenageiam Sócrates em nova coleção

Coleção faz parte das homenagens do clube ao atleta, que fez história com a camisa corintiana e faleceu há 10 anos

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 03/12/2021, às 14h47 - Atualizado às 14h59

Sócrates marcou época no Corinthians e sempre comemorou seus gols com os punhos cerrados para cima - Daniel Eduardo / Nike
Sócrates marcou época no Corinthians e sempre comemorou seus gols com os punhos cerrados para cima - Daniel Eduardo / Nike

A Nike anunciou, nesta sexta-feira (3), em parceria com o Corinthians, o lançamento de uma coleção de uniformes especiais para prestar homenagem ao ex-craque do clube, Sócrates, que morreu em 4 de dezembro de 2011. O eterno camisa 8 do clube, que foi uma das peças centrais de um dos maiores orgulhos da história corintiana, a “Democracia Corinthiana”, terá uma linha de artigos alusivos a ele.

“Não há como pensar na grandeza do Corinthians sem reconhecer a importância de tudo que Sócrates fez pelo time dentro e fora de campo. Além de ter sido um dos maiores craques da nossa história, ele era um líder e um cidadão engajado, que abraçou a Democracia Corinthiana com os colegas de elenco e com meu pai, Adilson Monteiro Alves, que na época era diretor de futebol do clube. Essa coleção é um reconhecimento à altura da memória do Doutor, e tenho certeza de que a torcida vai se orgulhar e se emocionar ao vestir as camisas”, afirmou Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

“Este é um momento marcante para quem acompanha a trajetória do Corinthians. Alinhada aos valores da Nike, esta coleção celebra a história do Sócrates e tudo o que ele representa para o time e para o futebol brasileiro. A Nike tem muito orgulho de poder prestar esta homenagem a esse jogador ímpar e levar sua história inspiradora para os torcedores”, completou Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

[Colocar ALT]
Peças foram feitas com a imagem de Sócrates e sua comemoração icônica "dentro" do escudo do clube
Daniel Eduardo / Nike

A coleção contará com diversas peças: camisas dri-fit de manga curta e manga longa, camisa polo, camiseta e blusão. O destaque de cada uma é a silhueta especial de Sócrates com os punhos cerrados, comemoração histórica do jogador, que aparece junto ao escudo do Corinthians, como se fossem uma coisa só.

A coleção começará a ser vendida oficialmente neste sábado (4), no e-commerce da Nike, nas lojas presenciais da marca, na loja virtual oficial do clube e em toda a rede Poderoso Timão (rede de lojas licenciadas do Corinthians), incluindo as lojas da Neo Química Arena e a megaloja do Parque São Jorge.

Uma linha de roupas em homenagem a Sócrates não é novidade no mercado. Entre 2007 e 2009, a fabricante brasileira Topper, que à época fazia parte do grupo Alpargatas, lançou uma linha com camisa e bola alusivas ao craque corintiano. Além disso, em 2008, a marca fez uma homenagem à seleção brasileira de 1982 com uma camisa alusiva ao time nacional. No Mundial da Espanha, tanto o Corinthians como a equipe comandada por Telê Santana vestiam Topper.