Corinthians vive impasse entre Libra e LFU para venda dos direitos de TV do Brasileirão

Corinthians assinará acordo de cinco anos com a LFU - Foto: Divulgação

O Corinthians ainda vive um impasse em relação à venda dos seus direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.

O presidente Augusto Melo tem em mãos as propostas da Globo, que assinou com os times da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), e conversa com membros da Liga Forte União (LFU), que até o momento não têm nenhum acordo de direitos de mídia com alguma plataforma, seja TV aberta, fechada, pay-per-view ou streaming. Não há mais nenhuma proposta na mesa do clube.

A cartada do Corinthians ao não acompanhar seus colegas da Libra (bloco comercial ao qual o clube havia aderido) no contrato com a Globo era conseguir uma valorização de seus 19 jogos como mandante a partir de 2025. Mas o time não tinha o zap na mão quando pediu truco.

A Globo permanece irredutível. Caso resolva aderir ao acordo já sacramentado com oito clubes da Libra, o Corinthians estaria sujeito às mesmas regras já aceitas por Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória.

Divisão

Pelas regras estabelecidas com a Libra, a remuneração às equipes será dividida com uma parcela de 40% de maneira igualitária, 30% por performance e 30% pela audiência. Ao contrário do atual contrato vigente, que acaba em 2024, não há mínimo garantido, nem a possibilidade de receber mais que o Flamengo, dono da maior torcida do país.

Quem assinou com a Globo já recebeu, em março, um adiantamento de R$ 63 milhões, referente à parcela distribuída de maneira igual a todos os times. Essa seria a maior benesse disponibilizada ao Corinthians, que conta com problema de fluxo de caixa após a saída da VaideBet como patrocinadora máster do clube, no início deste mês.

Por sua vez, o Santos, que disputa a Série B do Brasileirão e já assinou com a Globo, só terá direito a esse valor caso suba à primeira divisão no ano que vem.

LFU

Do lado do Forte União, as conversas com o Corinthians nunca cessaram. Há uma comissão de presidentes que está à frente dessas negociações pelo grupo. Um dos membros é Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, que chegou a receber um convite para se tornar o principal executivo do próprio Corinthians. O dirigente, porém, rejeitou a oferta.

No entanto, apesar das negociações terem sido mantidas, não há proposta concreta nas mãos de Augusto Melo.

O Corinthians seria um trunfo importante para a LFU vender seus direitos de mídia no mercado. O grupo já conta com 11 times na atual Série A do Brasileirão: Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.

“Para onde o Corinthians vai? Ninguém sabe. Acho que nem eles sabem”, respondeu o presidente de um clube da LFU ao ser questionado sobre como estão as conversas entre o Forte União e o time do Parque São Jorge.

Projeção

Se as Séries A e B terminassem hoje (este texto foi fechado antes dos jogos da noite), a Libra perderia mais um time na primeira divisão (Vitória) e não veria nenhum de seus membros ascender à elite. E o Corinthians teria ainda menos cartas na manga para negociar, com uma nova queda à segunda divisão que seria catastrófica para o clube.

Já a LFU perderia dois membros importantes (Grêmio e Fluminense), mas veria quatro de seus times subirem (América-MG, Avaí, Operário-PR e Vila Nova). Mas é lógico que, até o final do ano, ainda haverá muito sobe e desce nas duas principais divisões da competição.

Brax

Outra cartada que o Corinthians poderia ter em mãos seria fechar com a Brax Sports Assets. A agência de marketing esportivo chegou a fazer, em março, uma proposta de R$ 240 milhões por ano pelos direitos de transmissão do clube.

A Brax estaria de olho na valorização das placas de publicidade da Neo Química Arena, contrato que a agência adquiriu para o próximo ciclo de direitos comerciais.

A ideia seria repassar esses direitos para as plataformas da Globo, mesmo que por valor inferior, e compensar o prejuízo na valorização da publicidade estática nos próximos anos.

A oferta, porém, acabou sendo retirada em um contexto de perdas da Brax, que também em março rescindiu o acordo que tinha de exploração de direitos comerciais da Série B do Brasileirão. O impasse após a saída da Brax fez com que a segunda divisão só fechasse seus contratos de TV às vésperas do início do torneio.

Três meses depois, com novo fôlego financeiro, a Brax estaria disposta a fazer uma nova oferta ao Corinthians? Segundo a Máquina do Esporte apurou, não há nenhuma chance disso acontecer.

As opções do time paulista, no momento, são apenas duas: aderir ao contrato da Libra com a Globo ou integrar o bloco comercial da LFU, fortalecendo o bloco, para tentar vender os direitos de mídia de forma conjunta.

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