Decathlon anuncia bolas oficiais do Campeonato Francês

A Kipsta, marca de futebol da Decathlon, e a Liga de Futebol Profissional (LFP), da França, revelaram a nova coleção de bolas oficiais da Ligue 1 e da Ligue 2, que serão usadas na temporada 2022/2023 do Campeonato Francês.

A nova bola oficial da Ligue 1 fará sua primeira aparição no Troféu dos Campeões, que será disputado entre PSG e Nantes, em 31 de julho. Já a bola oficial da Ligue 2 fará sua estreia na primeira rodada da segunda divisão, no mesmo fim de semana. As bolas estarão disponíveis na Decathlon Brasil a partir de julho.

Para o design da nova coleção, a marca apostou em tecnicidade e sobriedade, combinando elementos comuns entre a marca e a LFP. Na bola oficial da Ligue 1, dois valores se destacam, a intensidade e a rivalidade, que representam confrontos lendários na história do campeonato. Em homenagem ao 90° aniversário da competição em 2023, clubes históricos e vitoriosos são mencionados e se enfrentam nos diferentes painéis da bola.

A escolha das cores (azul, branco e vermelho) reitera que, pela primeira vez, uma marca francesa fornecerá as bolas para a elite do futebol do país. O design da bola da Ligue 2, por sua vez, oferece um estilo mais gráfico, refletindo a evolução do futebol na moda e nas tendências, além de homenagear os relevos e as fronteiras do território francês.

De acordo com a Decathlon, as bolas apresentam alta estabilidade de trajetória, com a tecnologia termobonding (sem costura) e componentes de microfibra texturizados, acompanhados de espuma e ranhuras, que oferecem uma sensação maior de reforço durante as partidas. Além dos testes padrões, a Unidade de Certificação Kipsta, composta por engenheiros de certificação em campo, realizou testes de uso para garantir desempenho, levando em consideração protocolos e testes específicos, recrutamento de testadores qualificados e análise de resultados.

Os testes abrangeram aspectos gerais, como durabilidade, resistência e inflação sustentável, além de funções que refletem a natureza técnica do produto.