O desgaste entre o Flamengo e a Libra, bloco de clubes do qual o time rubro-negro faz parte, ganhou um novo capítulo nesta semana. A atual gestão do clube carioca entrou com uma ação judicial contra a entidade e os demais associados, questionando o modelo de distribuição de receitas, que já havia sido assinado pela diretoria anterior do próprio Flamengo, e pedindo o bloqueio de repasses financeiros do acordo de TV com a Globo previstos em contrato.
A medida teve uma reação imediata por parte da Libra, que divulgou um comunicado oficial repudiando a iniciativa. O Flamengo alega prejuízo anual de mais de R$ 100 milhões com o atual acordo.
A ação judicial leva o caso à Justiça comum, com impacto direto sobre o fluxo de caixa de outros clubes, menos sustentáveis do que o Flamengo, que dependem dos repasses para pagamento de salários e despesas operacionais.
Reação
O clube carioca já havia enviado um notificação extrajudicial à Globo e à Libra questionando a distribuição de receitas e reivindicando uma parcela maior, de R$ 23 milhões, para si.
Houve uma votação da própria Libra, no último dia 26 de agosto, que manteve o modelo atual de divisão de receitas. À ocasião, dos nove clubes da Série A do Campeonato Brasileiro filiados ao bloco de clubes, apenas o Flamengo votou contra o modelo vigente.
LEIA MAIS: Clubes peitam Flamengo, e distribuição de receitas da Libra pode ir à Justiça
Por conta disso, a Libra afirma que o tema já foi debatido exaustivamente e que a decisão reflete a vontade democrática da maioria.
No comunicado oficial, a Libra considera que a ação representa uma quebra de confiança e prejudica o funcionamento coletivo da liga. A entidade também destaca que a postura da atual gestão do Flamengo, presidido por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, privilegia interesses particulares em detrimento do grupo.
Segundo o comunicado, a instituição buscará respaldo jurídico para garantir o cumprimento dos contratos assinados. A discordância, segundo a Libra, é direcionada à conduta da atual diretoria do clube, e não à instituição Flamengo ou à torcida.
Comunicado
Leia abaixo o comunicado oficial da Libra na íntegra:
A Libra repudia a decisão unilateral e repentina da atual gestão do Flamengo, que moveu ação judicial contra o conjunto de clubes do qual faz parte, bloqueando repasses financeiros consagrados em contrato e desgastando a harmonia do grupo ao questionar acordos já pacificados. O clube alega prejuízo dentro de um contrato bilionário, o que não condiz com sua situação financeira. A medida extrema confirma uma postura que privilegia o interesse particular de curto prazo, quando na verdade os verdadeiros prejudicados são os times que contam com esse dinheiro para seu fluxo de caixa, pagamento de contas e salários.
A Libra sempre se dedicou a atender aos interesses dos associados, incluindo questionamentos do Flamengo em relação ao modelo vigente. Mesmo se tratando de um tema debatido exaustivamente no passado, o assunto voltou à pauta e foi submetido à vontade democrática de todos os membros, que votaram pela manutenção do formato atual. A instituição não poupará esforços para defender na justiça a legitimidade das decisões coletivas e o cumprimento dos contratos.
A entidade, junto com seus clubes, visa proteger os interesses da ampla maioria dos clubes que acreditam na construção conjunta, no respeito aos acordos e no fortalecimento do futebol brasileiro. Ressalta, ainda, que a discordância e o necessário enfrentamento legal são direcionados exclusivamente à conduta da atual gestão do clube rubro-negro, que insiste em não respeitar compromissos assumidos e contratos assinados pela instituição Clube de Regatas do Flamengo, preservando o respeito da entidade pela história e pela torcida de seu clube associado.
Assessoria de Comunicação da Libra