Dono do Boston Celtics, da NBA, compra 55% da Atalanta

A Atalanta vendeu 55% de suas ações para um grupo de investidores americanos capitaneados por Stephen Pagliuca, um dos donos do Boston Celtics e coproprietário do fundo de investimentos Bain Capital.  

“A Atalanta e o Boston Celtics compartilham os mesmos valores esportivos: espírito de equipe e um vínculo único com seus torcedores e a comunidade”, afirmou Pagliuca.

A família Percassi, atual dona da Atalanta, manterá 45% das ações. Antonio e Luca Percassi continuarão a exercer, respectivamente, as funções de presidente e CEO do clube. A Atalanta divulgou, em um comunicado oficial, que Pagliuca será nomeado copresidente.

“Aproveitamos essa oportunidade com o objetivo de fazer crescer a nossa equipe optando por continuarmos ligados ao clube, que em mais de dez anos obteve resultados que talvez ninguém tivesse tido. Grandes desafios nos esperam. Acredito que associações com investidores de nível tão alto só vão acelerar nosso caminho ao crescimento”, afirmou Antonio Percassi.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas, segundo a imprensa italiana, o valor gira em torno de € 400 milhões a € 500 milhões.

O grupo de novos investidores tem como objetivo a melhora nos resultados esportivos e econômicos da equipe de Bergamo. Outra meta é aumentar a internacionalização da Atalanta, com participação mais constante nas principais competições europeias.

“Acreditamos que a família Percassi construiu uma base muito forte sobre a qual trabalharemos juntos para o fortalecimento global da marca, com o objetivo de promover uma maior diversificação e crescimento das receitas, permitindo que o clube se torne cada vez mais competitivo em escala italiana e internacional”, comentou Pagliuca.