Elon Musk, o homem mais rico do mundo, afirmou que estava apenas contando uma piada quando disse, em um post no Twitter, que estava comprando o Manchester United.
Sob o comando do técnico Erik Tem Haag, o time de Manchester perdeu seus dois primeiros jogos na Premier League, para Brighton (2 a 1, em casa) e Brentford (4 a 0, em Londres). É a primeira vez que isso ocorre em mais de 100 anos (a última vez tinha sido em 1921).
“Não, isso é uma piada de longa data no Twitter. Não estou comprando nenhum time. Embora, se fosse qualquer equipe, seria o Man United. Eles eram meu clube favorito quando criança”, afirmou Musk, que tem um histórico de anunciar negócios fakes em suas redes sociais.
Cerca de quatro horas antes, em um tuíte que ganhou quase 500 mil curtidas em questão de horas, Musk havia tuitado: “Estou comprando o Manchester United”, sem oferecer detalhes.
A “piada” fez com que as ações do Manchester United subissem 17% na bolsa. No entanto, o nível voltou ao normal após o empresário desfazer a expectativa de que houvesse negócio.
Em julho, Musk anunciou que tinha desistido de comprar o próprio Twitter, pelo qual desembolsaria US$ 44 bilhões. Ele alegou que a rede social não havia lhe fornecido informações suficientes sobre o número de contas falsas e spams existentes na plataforma.
Incentivo de torcedores
Alguns torcedores do United, cada vez mais irritados com o declínio das fortunas de seu clube e especialmente com a família Glazer, dona do clube, já haviam incentivado Musk no Twitter a considerar assumir o comando do time.
O bilionário CEO da Tesla e da SpaceX fez seu comentário original em resposta a outro de seus tuítes, sobre apoiar os dois principais partidos políticos dos Estados Unidos.
Os Glazers, que também são donos do Tampa Bay Buccaneers, há muito são o foco da fúria dos torcedores do Manchester United após sucessivas campanhas vexatórias do clube nos últimos anos. Os Red Devils terminaram a temporada passada em um decepcionante sexto lugar na Premier League e ocupam a última posição na atual temporada.
Novos protestos contra os Glazers estão planejados antes do próximo jogo do Manchester United, em casa contra o Liverpool, na próxima segunda-feira (22). Para a sorte dos Red Devils, o arquirrival também não faz uma boa campanha neste início de Campeonato Inglês, tendo conquistado dois empates contra Fulham (1 a 1, em Londres) e Crystal Palace (2 a 2, em casa).