Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Em choque

Em briga com a FIFA, UEFA e CONMEBOL criam "Finalissima"

Sem citar FIFA, confederações anunciaram escritório em Londres e encontro anual entre seleções

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 30/09/2021, às 08h18 - Atualizado às 08h28

CONMEBOL e UEFA anunciaram parceria que, a princípio, durará três temporadas - Divulgação
CONMEBOL e UEFA anunciaram parceria que, a princípio, durará três temporadas - Divulgação

A disputa de poder no futebol mundial ganhou um novo capítulo. UEFA e CONMEBOL anunciaram a criação da “Finalissima”, uma taça disputada em partida única entre a seleção campeã da Copa América e a seleção campeã da Euro. Além disso, as duas entidades afirmaram que abrirão um escritório em Londres para coordenar “projetos de interesse comum”.

O movimento é mais uma peça no tabuleiro de xadrez em que se transformou a política do futebol mundial nos últimos meses. A união inédita entre as entidades sul-americana e europeia coloca-as em rota de colisão com a FIFA, que nas últimas semanas colocou em ação um plano para que a Copa do Mundo se transforme em um evento bienal, proposta que a princípio desagradou as confederações continentais e nacionais, além de ligas e clubes.

Aparentemente, a união entre UEFA e CONMEBOL não tem o aval da FIFA. No comunicado em que anunciaram a parceria, as duas entidades afirmaram que farão o jogo entre Itália, atual vencedora da Euro, e Argentina, atual campeã da Copa América, no próximo verão europeu.

“O acordo alcançado pelas duas organizações abrange atualmente três edições deste jogo entre os respetivos vencedores continentais. A organização deste jogo faz parte da expansão da cooperação entre a UEFA e a CONMEBOL, que inclui nomeadamente o futebol feminino, o futsal e as categorias de base, o intercâmbio de árbitros, bem como os programas de treino técnico”, afirmou a UEFA, em comunicado oficial.

Segundo a agência de notícias Reuters, o encontro entre os times, que será anual, tem o nome provisório de “Finalissima”. O jogo inaugural está previsto para acontecer em junho de 2022.