A fornecedora de materiais esportivos Umbro, segue lançando novas camisas dos times que patrocina nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Com uma campanha de mote saudosista, os lançamentos exaltam glórias do passado dos clubes.
No último sábado (15), a empresa britânica anunciou os novos uniformes do Santos, celebrando o ano de 1963, em que o Peixe ganhou quatro taças, incluindo a Libertadores, e foi bicampeão do Mundial Interclubes com o Rei Pelé em campo.
Nesta segunda-feira (17), foi a vez da Chapecoense anunciar novos uniformes, com detalhes em homenagem aos 50 anos do clube.
Contraste
A estratégia saudosista de exaltação às glórias do passado, entretanto, exibe contrasta com a situação atual desses dois clubes no Brasil.
O Santos não vive bom momento dentro de campo, não tendo avançado da fase de grupos do Paulistão 2023. O clube também estreou com derrota no Brasileirão, perdendo por 1 a 0 para o Grêmio, que retornou nesta temprodada à Série A. O atacante Luis Suárez ainda desperdiçou um pênalti. Boa parte da torcida santista teme que o clube apenas vá lutar contra o rebaixamento neste ano.
Já a Chapecoense não passou das quartas de final do Campeonato Catarinense, tendo sido eliminada pelo Criciúma, que acabou ficando com o título. O clube segue na Série B do Brasileirão em 2023, após sofrer queda há dois anos.
A equipe de Chapecó viveu uma ascensão meteórica em 2016, até a queda do voo 2933 da LaMia, que gerou, como uma espécie de homenagem, com o título da Copa Sul-Americana, após o Atlético Nacional, adversário da final, abrir mão da disputa.
O time catarinense ganhou projeção internacional após a tragédia, chegando inclusive a fazer amistoso com o Barcelona no estádio Camp Nou. No entanto, não conseguiu aproveitar a visibilidade e o carinho dos torcedores para crescer financeiramente.
No Brasil, além de Santos e Chapecoense, a Umbro também é a fornecedora oficial de outros times das Séries A e B, como Avaí, Grêmio, Athletico, Fluminense e Sport Recife.