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Futebol / Entrevista

Espaço Champions League Experience planeja 2022 com grandes eventos

Espaço oficial da competição no Brasil deverá realizar diversas ações a partir da fase de mata-mata

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 16/11/2021, às 15h22

Espaço Champions League Experience fica no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo - Divulgação / Champions League Experience
Espaço Champions League Experience fica no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo - Divulgação / Champions League Experience

Com inauguração prevista para fevereiro de 2022, com o objetivo de aproximar parceiros e fãs da Champions League no Brasil, o espaço Champions League Experience, localizado no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo, vem retomando o calendário de eventos e experiências com as liberações graduais impostas pelo governo Estadual.

Para apresentar o espaço, que conta com experiências imersivas, imagens históricas, interatividade e área de e-Sports, além de restaurante e loja com produtos oficiais da Champions League, a Máquina do Esporte conversou com exclusividade com Fernando Fernandes, Adilson Bruxelas e Cláudio Machiaverni, licenciados oficiais da UEFA, que detalharam o funcionamento, os próximos objetivos e a expectativa para o ano que vem, com toda a área de 1000m² com 100% de funcionamento nos 365 dias do ano. 

Confira abaixo a entrevista:

Máquina do Esporte: Como surgiu a Champions Experience?
Fernando: Surgiu como um projeto piloto em Abu Dhabi há cerca de quatro anos, com uma data de início, meio e fim. O projeto foi considerado como positivo pela UEFA, apesar das muitas restrições impostas nos Emirados Árabes Unidos, como proibição de bebidas alcoólicas, horários e feriados religiosos. Com isso, iniciamos uma conversa para trazer esse projeto para o mercado brasileiro, o que foi bem aceito e adaptado, criando o conceito do Experience como algo muito além do dia do jogo, e sim com ativações, espaço para eventos, tour imersivo e ação com broadcasters. Criamos o espaço totalmente no conceito multiuso e nos padrões estabelecidos pela UEFA.

ME: Como é atualmente a estrutura do espaço?
Adilson: Atualmente, somos divididos em três setores (bar, loja e Experience). O Experience possui 10 salas, cada uma delas podendo contar com uma experiência diferente. O Shopping Parque da Cidade, onde estamos localizados, é uma peça-chave dessa estrutura, pois conta com um pé-direito de 7 metros, o que possibilita as mais diversas ativações para empresas, clubes e experiências para os fãs.

ME: Como tem sido a procura das empresas para realizarem ativações dentro do espaço Champions League Experience?
Fernando: A procura tem sido boa. Agora, com a curva decrescente da pandemia, elas se intensivaram. No pré-pandemia (2019), estávamos praticamente com contratos assinados com vários patrocinadores, dentre eles a Gillette e a Mastercard. O Santander também estava com proposta na mesa, porém, quando iniciou a pandemia, isso estagnou. Agora esperamos que, com a fase de mata-mata da Champions League chegando (a partir de 15 de fevereiro), e com nosso espaço todo em funcionamento com 100% de operação, poderemos realizar diversas ativações alinhadas com os patrocinadores. Lembrando que podemos realizar ativações mesmo no período sem jogos da Champions League.

ME: Além do fã da Champions League, existe algum plano para atrair outros públicos para o espaço?
Fernando: Sim, e temos trabalhado isso. Embora somos um espaço oficial da UEFA Champions League, temos liberdade contratual para funcionarmos num conceito de “Sports Bar”. Nesse ano, inclusive, já transmitimos Euro, Copa América e Libertadores dentro desse nosso espaço de eventos. Além disso, recebemos um evento de Memoriabilia do Esporte, o que traz o caráter multiuso e para vários perfis de públicos.

ME: Vocês tiveram eventos da Internazionale e também do PSG realizados no espaço. Além deles, existe algum outro clube com contrato firmado com vocês?
Fernando: Nós voltamos a realizar negociações pouco tempo atrás (devido à pandemia). Com isso, temos desses dois clubes a sinalização de realizar novos eventos no Champions League Experience. Mas, antes do período crítico da Covid, tivemos conversas para que Bayern de Munique, Chelsea, Barcelona e outros realizassem diversos eventos também no nosso espaço, inclusive fora do período de jogos, como eventos de pré-temporada, com embaixadores do clube, lançamento de uniformes, etc. Temos mantido contato com clubes que possuem no Brasil um número considerável de fãs, garantindo, assim, o sucesso dos eventos.

ME: Atualmente, no Brasil, vocês possuem um espaço Champions League Experience apenas em São Paulo. Existe a pretensão de ampliar o conceito para outras capitais brasileiras?
Fernando: Sim, existe, porém estamos avaliando as novas vertentes do varejo, uma vez que a pandemia alterou padrões de consumo. Temos dois formatos projetados, um outdoor (em algum espaço externo de grandes cidades) e outro indoor (no estilo do atual), ambos com o nome também de Champions League Experience. A ideia é de que, durante o período de mata-mata da UEFA Champions League, possamos realizar ativações para patrocinadores e eventos em dias de jogos, com prazo de funcionamento, sendo itinerante de capital em capital.

ME: Como você bem disse, a ideia é de ter eventos outdoor em outras capitais. Existe, porém, algum projeto em São Paulo para além do espaço físico atual?
Fernando: Sim, temos um projeto desenhado disso e iríamos inclusive realizar na edição passada uma Fan Fest para a Final da Champions. No entanto, devido à pandemia, acabou sendo inviável a realização. Para esta edição, estamos analisando não apenas em São Paulo, mas também em outras capitais ao mesmo tempo para executarmos esses eventos pontuais.

ME: Como está a expectativa de vocês para o ano de 2022?
Cláudio: Só de estarmos falando sobre negócios, e não sobre a pandemia, é sinal de que as coisas estão melhorando. Então, nossa expectativa é a melhor possível para o próximo ano. Foi um tempo de muito aprendizado, e que temos certeza de que servirá para colhermos frutos com nosso espaço durante 365 dias por ano com as mais diversas ativações e experiências.