Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / É festa

ESPN coloca Bola de Prata no mesmo patamar de prêmios internacionais

Diretora de vendas da Disney explicou como a empresa usa premiação para turbinar parcerias

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 10/12/2021, às 07h48 - Atualizado às 07h52

Troféu do Bola de Prata, que em 2021 terá premiação para homens e mulheres, além de prêmio contra o racismo - Divulgação / ESPN
Troféu do Bola de Prata, que em 2021 terá premiação para homens e mulheres, além de prêmio contra o racismo - Divulgação / ESPN

Nesta sexta-feira (10), a ESPN realiza a 52ª edição do Troféu Bola de Prata, premiação anual para os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, que foi comprada da Revista Placar em 2016. Para a emissora, a premiação brasileira tem, atualmente, o mesmo status do Ballon d’Or e do The Best, prêmios que são dados pela Revista France Football e pela FIFA aos melhores da Europa e do mundo, respectivamente.

“Se os melhores campeonatos e torneios estão conosco, os principais prêmios também, pois temos o Bola de Prata, o Ballon d’Or e o The Best”, afirmou Giselle Ghinsberg, diretora de ad sales do Grupo Disney, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.

[Colocar ALT]
Equipe da área de ad sales e partnerships da Disney que trabalha no Bola de Prata
Divulgação / Disney

Para a executiva, o Bola de Prata consegue, hoje, dar uma entrega anual para os parceiros comerciais do prêmio, graças às entregas que acontecem durante todas as rodadas do Brasileirão. Atualmente, a marca de apostas Sportingbet é quem detém o title sponsor do prêmio, além de fazer uma ativação específica no local onde acontecerá a entrega dos troféus, o Memorial da América Latina, em São Paulo.

“O Bola de Prata já é uma entrega linear na grade da ESPN, que começa com a primeira rodada do Campeonato Brasileiro e se encerra com a grande premiação. Nos nossos programas jornalísticos, durante cada uma das 38 rodadas do campeonato, os maiores especialistas da ESPN elegem os destaques da competição, gerando um ranking de cinco jogadores postulantes ao prêmio por posição e por categoria feminina e masculina. Toda essa cobertura é acompanhada dos formatos especiais dos patrocinadores, tanto nas plataformas lineares quanto nas digitais do grupo. A grande 'cereja do bolo' vem em dezembro, logo após a última rodada do campeonato, quando exibimos duas horas do prêmio na grade com o evento ao vivo e a presença dos 22 jogadores (homens e mulheres), duas Chuteiras de Ouro e duas Bolas de Ouro”, completou Giselle.

Confira a seguir a entrevista com a executiva:

Máquina do Esporte: Qual é a importância do Bola de Prata para os negócios da ESPN atualmente?
Giselle Ghinsberg: O Bola de Prata Sportingbet é a mais tradicional premiação do futebol brasileiro, esse ano chegando à 52ª edição. É através dele que a cada rodada do campeonato cobrimos o que de melhor acontece no Brasileirão e, claro, nossos parceiros estão junto nessa entrega. Além disso, em 2021, pela primeira vez, todas as categorias terão premiados masculinos e femininos, o que mostra o tamanho da importância da equidade no esporte para a ESPN e consequentemente para as marcas que apoiam o evento. Sendo assim, se os melhores campeonatos e torneios estão conosco, os principais prêmios também, pois temos o Bola de Prata, o Ballon d'Or (da France Football) e o The Best (da FIFA).

ME: Quais patrocinadores farão algo no evento? Existe alguma categoria específica com naming rights comprado?
GG: Toda a premiação tem o naming rights da Sportingbet, que já é nosso patrocinador máster do evento desde 2016. Além de estar presente em toda a comunicação do evento, teremos esse ano um ambiente de vestiário totalmente envelopado pela marca.

ME: O Bola de Prata acaba ficando muito focado no final do ano, com a entrega dos prêmios e tudo mais. A ESPN não poderia transformar a premiação em algo maior, que tenha visibilidade durante todo o ano e a "cereja do bolo" no fim (evento)?
GG: Na verdade, o Bola de Prata Sportingbet já é uma entrega linear na grade da ESPN, que começa com a primeira rodada do Campeonato Brasileiro e se encerra com a grande premiação. Nos nossos programas jornalísticos, durante cada uma das 38 rodadas do campeonato, os maiores especialistas da ESPN elegem os destaques da competição, gerando um ranking de cinco jogadores postulantes ao prêmio por posição e por categoria feminina e masculina. Toda essa cobertura é acompanhada dos formatos especiais dos patrocinadores, tanto nas plataformas lineares quanto nas digitais do grupo. A grande 'cereja do bolo' vem em dezembro, logo após a última rodada do campeonato, quando exibimos duas horas do prêmio na grade com o evento ao vivo e a presença dos 22 jogadores (homens e mulheres) mais duas Chuteiras de Ouro e duas Bolas de Ouro (masculino e feminino). Nesse ano, também teremos uma categoria nova de premiação, que homenageará o atleta mais engajado no combate ao racismo no futebol nacional. Ao todo, serão mais de 25 prêmios.

ME: Haverá algo para fortalecer a marca do Star+ no prêmio?
GG: Durante a transmissão do evento na TV, será divulgado o Acesso Livre que ocorre nesse final de semana, em que novos assinantes poderão desfrutar gratuitamente por três dias de toda a programação do Star+. (NR: o cadastro precisa ser realizado pelo site do Star+ e, para que não ocorra a cobrança da assinatura, é preciso cancelar até as 23h59 do domingo, dia 12 de dezembro).