O ex-jogador David Beckham, por meio de sua produtora audiovisual, a Estúdio 99, e em parceria com a produtora britânica Fulwell 73, está desenvolvendo um documentário com a ESPN sobre um dos times mais emblemáticos do mundo esportivo, os “Galácticos” do Real Madrid.
De acordo com o portal norte-americano Sportico, o projeto ainda não recebeu aprovação oficial, mas já está em fase inicial de produção. O longa seguirá os moldes da série “The Last Dance”, também da ESPN, que retratou a última temporada de Michael Jordan no Chicago Bulls.
Em 2021, a emissora norte-americana já havia lançado uma minissérie com o mesmo tema, dividida em três episódios de 30 minutos cada. Mas, ao que tudo indica, os episódios poderiam ter entregue mais conteúdo.
Os “Galácticos”, assim chamados pela imprensa e por torcedores primeiramente no início da década de 2000 e depois entre o fim da mesma década e o começo da década seguinte, foram bancados pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, que tinha como missão contratar astros do futebol de diversas ligas ao redor do mundo e formar um supertime.
As duas eras galácticas
Atualmente, Florentino Pérez está em sua segunda passagem pelo time espanhol. Foi eleito pela primeira vez como presidente do Real Madrid em 2000, mantendo-se no cargo até 2006. Depois, retornou à presidência em 2009 e está até hoje.
Durante a primeira era de Pérez, o Real Madrid formou uma equipe que incluía o próprio David Beckham, além de Ronaldo, Luís Figo, Zinedine Zidane, Roberto Carlos e ainda crias da casa, como Raúl e Iker Casillas, entre outros.
Na segunda era, logo após retomar o segundo mandato, nomes como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Karim Benzema, Ángel Di María, Mesut Özil e Luka Modric foram destaques. Em cinco ocasiões distintas, estes nomes quebraram o recorde de transferência mais cara do futebol mundial.
Embora a primeira geração tenha sido mais marcante, foi a segunda que levantou mais troféus.
Beckham na Netflix
O ex-meio-campista estreou em outubro uma série na Netflix focada em sua trajetória, que vai de jogador a empresário. O documentário retratou parte do período galáctico, com entrevistas com outros jogadores daquela época, e foi produzido pela empresa do astro britânico, a Estúdio 99.
A Fulwell 73, por sua vez, possui ampla experiência na produção de séries de futebol, tendo realizado “All or Nothing: Juventus” para o Amazon Prime Video e “Sunderland ‘Til I Die” para a Netflix.