O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que estrelou uma campanha publicitária do Itaú no início do ano, lançou a Galáticos Capital, gestora de investimentos anunciada nesta semana a partir de uma sociedade entre outra empresa do ex-atacante, a R9 Gestão Patrimonial e Financeira, com a Galápagos Capital.
A empresa, que já nasce com mais de R$ 1 bilhão sob sua gestão, quer atrair clientes milionários entre jogadores de futebol e artistas. Para isso, oferecerá três serviços principais: investimentos financeiros, concierge, para resolver problemas do dia a dia dos usuários, e gestão patrimonial.
O nome é uma alusão direta ao apelido do time de superastros do Real Madrid, montado no início deste século, que tinha Ronaldo como uma das principais estrelas ao lado de Zinedine Zidane e David Beckham.
Rede de contatos
De acordo com o site Neofeed, especializado em notícias econômicas, a ideia é utilizar a rede de contatos de Ronaldo e Gabriel Jesus, outro sócio do empreendimento, para atender “atletas e artistas em vários países do mundo”. Além de ser um dos donos e usar seus contatos para aumentar a base de clientes, Ronaldo também aparece no anúncio de lançamento da Galáticos.
Os demais sócios da iniciativa são, segundo o site oficial da Galáticos, Viviane Leal, que é CEO da empresa, e Carlos Fonseca, que é fundador e CEO da Galápagos Capital.
Segundo o texto do Neofeed, que reverberou a notícia na CNN Brasil, canal de notícias do qual é parceiro, entre os clientes da empresa já estão o goleiro Cássio e o volante Paulinho, ambos do Corinthians, e o atacante Róger Guedes, que atualmente está no Al-Rayyan, do Catar.
Outros interessados já estão sendo procurados e, segundo a Galápagos, o objetivo é atingir R$ 2 bilhões de movimentação em dois meses. Para cinco anos, a previsão é que a nova empresa do Fenômeno seja gestora de um montante de R$ 5 bilhões.
Fechamento
Estranhamente, após o anúncio do lançamento da Galáticos, fechou-se um cerco sobre a participação de Ronaldo no empreendimento.
Procurada pela Máquina do Esporte para falar sobre a nova empresa, a Galápagos pediu prazo de um dia para decidir quem poderia falar. No dia seguinte, não disponibilizou nenhum porta-voz. A gestora de investimentos também se recusou a fornecer maiores detalhes sobre a iniciativa. A assessoria de imprensa de Ronaldo também não se manifestou.
Conflito de interesse
No início do ano, Ronaldo foi o astro de um comercial do Itaú Unibanco, que celebra os 100 anos da instituição financeira. Batizada de “Feito de Futuro” e com o conceito de “celebrar o passado ao mesmo tempo que molda o futuro”, a campanha também já teve Marta e Fernanda Montenegro como estrelas.
No vídeo, Ronaldo fala sobre a superação, a disciplina e a perseverança que teve durante sua trajetória no futebol, que contou com conquistas importantes, mas também conviveu com lesões graves e enfrentou desafios.
“Eu nunca parei de nascer, nascer e nascer. E continuo. Hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos”, afirmou o Fenômeno, na peça publicitária, em alusão também ao centenário do banco.
Questionado desde quinta-feira (4) se via algum conflito de interesse em Ronaldo ter assumido papel de protagonista de um momento-chave da trajetória do Itaú e, ao mesmo tempo, ser sócio, buscar clientes e aparecer na publicidade de outra instituição financeira, o banco inicialmente não se manifestou. Após a publicação desta reportagem, o Itaú enviou a seguinte nota:
“O Itaú Unibanco esclarece que Ronaldo é uma das personalidades públicas que integram o movimento ‘Feito de Futuro’, lançado para celebrar os cem anos da instituição. O banco ressalta que a parceria segue em vigor e reforça que as mensagens de resiliência, transformação e superação que Ronaldo transmite são comuns à historia e valores da instituição. O Itaú entende, ainda, que além de ser um ídolo nacional no esporte, a trajetória de sucesso de Ronaldo como empresário possui sinergia com diversos negócios do banco e abre espaço para outras oportunidades futuras de parcerias, fomentando um relacionamento de longo prazo”, afirmou o banco.