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Europa vê receita de times de futebol feminino superar € 100 milhões pela 1ª vez

Quinze principais clubes faturaram € 116,6 milhões em 2023/2024, com crescimento de 35% em relação à temporada anterior, diz relatório da Deloitte

Barcelona lidera a arrecadação na Europa entre times femininos - Reprodução/Instagram @fcbfemeni

Barcelona lidera a arrecadação na Europa entre times femininos - Reprodução/Instagram @fcbfemeni

Os 15 principais clubes de futebol feminino da Europa viram suas receitas superarem a marca de € 100 milhões pela primeira vez na história. Essas equipes arrecadaram um total de € 116,6 milhões em 2023/2024. O montante representa crescimento de 35% em relação à temporada anterior.

As informações constam no Deloitte Football Money, relatório da consultoria, publicado pela terceira vez. E, pelo terceiro ano seguido, o time feminino do Barcelona é o recordista em faturamento, com € 17,9 milhões, com aumento de 26% sobre a temporada 2022/2023.

“O aumento de 35% nas receitas na temporada 2023/24 é um reflexo impressionante do crescimento do futebol feminino em alguns de seus principais mercados”, analisa Tim Bridge, sócio-líder do Deloitte Sports Business Group.

“Investidores e líderes agora estão olhando além das receitas e aumentando seu foco em direção à sustentabilidade e ao crescimento dos clubes”, acrescenta.

Inglaterra

A segunda posição em faturamento na temporada é ocupada pelo Arsenal, também com € 17,9 milhões. O time londrino viu aumento de 64% nas receitas do match day e crescimento de 48% na arrecadação em direitos comerciais.

Chelsea (€ 13,4 milhões) e Manchester United (€ 10,7 milhões) vêm logo atrás. O Real Madrid completa o top 5, com faturamento de € 10,5 milhões na última temporada.

Oito dos 15 principais clubes femininos integram a Superliga Feminina (WSL), da Inglaterra, que neste ano terá patrocínio do Barclays, cujo valor do aporte será de £ 15 milhões por temporada.

O relatório também destaca a crescente importância da Champions League Femina para aumento da arrecadação dos clubes. Todos os sete clubes não ingleses que integram o top 15 disputaram a fase de grupos da competição.

Fatias

Segundo tabela da Deloitte, os direitos comerciais representam 66% da arrecadação dos times femininos, enquanto as receitas geradas por direitos de transmissão, que normalmente dominam a tabela no masculino, representam apenas 17% do montante.

Segundo o relatório, pela primeira vez, ligas como a WSL e a Champions League Feminina atraíram mais de 1 milhão de torcedores aos estádios.

Um fator que ajudou esse número a ser atingido foi a estratégia de várias equipes de programar jogos do time feminino em seus estádios principais. O Arsenal, por exemplo, jogou seis partidas no Emirates Stadium, quebrando três vezes o recorde de público na WSL.

“A expansão da Champions League Feminina e da Copa do Mundo de Clubes da Fifa mostra a demanda por mais jogos e competições”

Tim Bridge, sócio-líder do Deloitte Sports Business Group

“Juntar isso com o desenvolvimento de competições existentes, a introdução de uma nova governança e mais investimentos pode turbinar a participação, a profissionalização e a popularidade do jogo feminino a longo prazo”, acredita Bridge.

Quatro das cinco principais ligas nacionais europeias contam com um patrocinador principal (a Espanha é exceção). Quatro das cinco também assinaram contratos multianuais de direitos de transmissão (a Itália está fora dessa relação).

A WSL (Inglaterra) e a Liga F (Espanha) são as que arrecadam mais com direitos de mídia: € 8,7 milhões e € 7 milhões, respectivamente.