O Campeonato Brasileiro de 2024 não terá um blecaute nos direitos internacionais de transmissão e de apostas. Ao menos parte dele. Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco assinaram um contrato, válido para este ano, com a 1190 Sports, responsável pela comercialização internacional do torneio, e a Zeus Sports Marketing, que faz a distribuição das partidas para plataformas de apostas no exterior.
Com isso, as empresas, por meio da Lei do Mandante, garantiram o direito de exibição de 190 dos 380 jogos da competição. Até esta semana, havia ameaça de blecaute da competição para o exterior e para os sites de apostas, já que as negociações se arrastaram e ainda não havia sido assinado um acordo com os clubes que integram tanto a Liga Forte União (LFU) como a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), além do Corinthians, que se mantém independente.
Agora, 1190 e Zeus garantiram um contrato com quase a totalidade dos times da LFU. A única exceção foi o Botafogo. Já as equipes da Libra e o Corinthians ainda negociam.
Valores
Os valores do acordo não foram divulgados. A Máquina do Esporte apurou, porém, com fontes ligadas aos clubes, que houve um pequeno aumento em relação ao que havia sido oferecido inicialmente, em setembro, por Zeus e 1190.
À ocasião, as empresas fizeram o primeiro contato com as equipes em busca da renovação. O total que será pago aos 10 times que assinaram será dividido de forma igual entre os clubes, como já havia acontecido no acordo anterior.
“Conversamos com os blocos econômicos, mas o acerto é individual com os clubes”, contou Leonardo Caetano, diretor-geral da 1190 no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
Prazo exíguo
Com o acordo, a 1190 e Zeus terão pouco mais de uma semana para operacionalizar as transmissões do Brasileirão para o exterior e para as operadoras de apostas espalhadas pelo mundo. A 1190 disponibilizará três sinais aos parceiros: com narração em inglês, narração em português e com som ambiente.
“Temos o streaming da Fanatiz [plataforma de streaming do grupo], que o torcedor pode assinar em qualquer lugar do mundo, exceto no Brasil. Por outro lado, temos parceiros de transmissão, sejam canais abertos, TVs por assinatura ou streaming”, disse Caetano.
“Como só recebemos confirmação oficial há dois dias, estamos falando com todos os mercados ainda. Nesse momento, priorizamos os mais tradicionais: Estados Unidos, Portugal e América Latina”, acrescentou o executivo.
Até o ano passado, as transmissões para os países latino-americanos eram da ESPN. Nos Estados Unidos, o Brasileirão foi exibido por Paramount+ e Univision. Em Portugal, o campeonato passava no Canal 11, que é gerido pela Federação Portuguesa de Futebol.
Futuro
Com a viabilização de ao menos parte do Brasileirão para o público internacional, 1190 e Zeus ainda tentam acertar com os demais clubes até o início da competição, marcado para a semana que vem.
“Ainda estamos abertos a conversar com todos os clubes, sejam os times da Libra, o Botafogo ou o Corinthians. Temos ainda uma semana até começar o campeonato e muita coisa pode acontecer”, afirmou Caetano.
Para o ciclo que terá início a partir de 2025, a ideia de 1190 e Zeus é que esse acerto seja feito de forma antecipada. Mesmo que LFU e Libra não se juntem para a formação da liga brasileira, o que é algo cada vez mais difícil de acontecer, as empresas de mídia têm expectativa de assinar um contrato mais longo com as equipes.
“A partir de abril, já iniciaremos conversas. Vamos discutir um acordo por quatro ou cinco anos, dependendo do que for formatado pelos clubes e de como será essa negociação, se com blocos ou uma liga unificada”, finalizou Caetano.