A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que entrará na Justiça, nesta quinta-feira (13), contra a Umbro pelo fato da marca ter lançado uma camisa inspirada no modelo utilizado pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994. À época, a empresa de material esportivo era a fornecedora do Brasil, direito que pertence à Nike desde 1995. A CBF alega que houve “uso indevido de uma propriedade” da entidade, que é licenciada para a marca norte-americana.
A Umbro informou o lançamento da coleção The Nations Collection 2022 na última sexta-feira (7), revelando que reinventaria o desenho de camisas históricas de grandes seleções do mundo. Do Brasil, foi escolhida a camisa usada na Copa dos Estados Unidos.
O uniforme é bastante semelhante à camisa da seleção brasileira: amarela, com escudo estilizado no formato do emblema da CBF.
“A amarelinha da Umbro vem em um tom intenso, como a torcida brasileira, gola polo verde e um escudo exclusivo que destaca uma arara estilizada em meio a formas geométricas. Feita de poliéster e com grafismos em jacquard, a camisa foi pensada para unir os torcedores em torno de uma única paixão: o futebol. Nas costas, o número 22 faz referência ao ano da competição internacional que se aproxima”, informou a Umbro em seu material de divulgação.
Outro modelo redesenhado foi o da Inglaterra, o que pode demandar outra ação no exterior, já que o English Team atualmente também possui contrato com a Nike.
Procurada, a marca norte-americana esquivou-se de entrar na polêmica entre CBF e Umbro.
“A responsabilidade por zelar pelas parcerias, contratos e direitos de propriedade intelectual relacionados com a seleção brasileira é da CBF”, informou a Nike, por intermédio de sua assessoria de imprensa.
A Máquina do Esporte também procurou a Umbro para se pronunciar sobre o assunto. A empresa afirmou que não tem conhecimento de ação judicial.
“Sobre a notícia veiculada na Máquina do Esporte em relação à nova coleção The Nations, a Umbro Brasil informa que não recebeu notificação jurídica alguma sobre o tema.”