Os dez clubes que haviam aceitado a proposta comercial para venda dos direitos de transmissão internacionais e de apostas com, respectivamente, 1190 Sports e Zeus Sports Marketing, voltaram atrás. As equipes, todas integrantes da Liga Forte União (LFU), receberam uma proposta financeiramente melhor e decidiram voltar atrás.
Com isso, mesmo que um novo contrato seja assinado, a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que começará neste sábado (13), terá um blecaute internacional e de apostas, já que não é possível colocar de pé a operação de um dia para o outro.
Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco haviam acertado inicialmente com 1190 e Zeus, ambas plataformas que detinham esses direitos no último ciclo do Brasileirão, que foi de 2020 a 2023.
Dos clubes da LFU na primeira divisão, apenas o Botafogo não havia acertado contrato de venda de seus direitos internacionais e de apostas.
As equipes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) que integram a primeira divisão também não tinham chegado a um acordo. Fazem parte desse grupo Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória. O Corinthians, embora integre a Libra, tem feito suas negociações de forma independente.
A proposta de Zeus e 1190 havia sido feita de forma conjunta em setembro. Como não houve resposta por parte dos dois blocos de clubes, havia a chance de ter um blecaute do Brasileirão no mercado internacional e nas plataformas de apostas. O acordo inicial garantia ao menos 190 jogos da competição nesses locais.
Nota oficial
Leia a seguir a íntegra da nota oficial da 1190 Sports:
A 1190 Sports informa que os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro no exterior da temporada 2024 não foram renovados. A empresa foi informada, apenas um dia antes do início do campeonato, da decisão de 10 clubes da Série A de aceitarem outra oferta, apesar de a empresa ter a assinatura da “aceitação” de sua proposta comercial, para preservar o Brasileirão nas transmissões no exterior. A 1190 Sports já está em contato com seus parceiros comerciais que transmitem o torneio para todo o mundo para que adaptem sua programação neste final de semana, que marca o início do campeonato.
A 1190 Sports foi durante quatro anos (2020-2023) responsável por levar o torneio a mais de 170 países, em 13 idiomas, atingindo um público potencial estimado em mais de 650 milhões de pessoas. A empresa mantém presença no mercado brasileiro, mantendo inclusive a transmissão do Campeonato Paulista para o exterior, e reforça o interesse em trabalhar em conjunto com os clubes envolvidos na criação da Liga durante a definição dos direitos internacionais para as próximas temporadas do Brasileirão.