A Fifa e o Conselho de Esportes de Dubai (DSC, na sigla em inglês) assinaram um memorando de entendimento para o lançamento de um novo evento anual de premiação. A assinatura ocorreu durante a World Sports Summit, em Dubai, com a presença de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e do xeque Mansoor bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, presidente do DSC.
“Estamos muito felizes em unir forças com Dubai, uma cidade que vive e respira futebol, enquanto desenvolvemos este evento de classe mundial”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
A premiação irá substituir o The Best, que era dado anualmente pela Fifa desde 2016 e cuja cerimônia de 2025 também havia sido realizada no Oriente Médio. Doha, no Catar, sediou o último The Best, no dia 16 de dezembro. Ousmane Dembélé (PSG) e Aitana Bonmatí (Barcelona) foram os vencedores do masculino e feminino, respectivamente.
“A partir de 2026, o evento se tornará a única cerimônia anual oficial de premiação da Fifa que reunirá as figuras mais influentes do futebol mundial, celebrando os melhores jogadores, equipes e conquistas do esporte no ano anterior”, informou a Fifa, em comunicado oficial.
Relação
O acordo reforça o relacionamento cada vez mais estreito da Fifa com países do Oriente Médio. Neste ano, a Copa Intercontinental foi disputada em dezembro, no Catar. O PSG ficou com o título após vencer o Flamengo nos pênaltis por 2 a 1.
A competição teve a Aramco, petrolífera saudita, como principal patrocinadora. A empresa também patrocina a Fifa, com contrato até 2034, pagando US$ 100 milhões por ano, segundo o jornal britânico The Times.
Já a Copa do Mundo de Clubes, torneio que a Fifa estreou em 2025 para concorrer com as competições de clubes da Uefa, contou com parceria do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF). O DAZN, por sua vez, que adquiriu os direitos globais de transmissão do evento após desembolsar U$S 1 bilhão, tem como um de seus acionistas o Surj Sports Investment, outra empresa saudita.
A Arábia Saudita, aliás, já foi escolhida como sede da Copa do Mundo 2034. Assim, o Oriente Média, anteriormente uma região esquecida no mundo da bola, irá sediar duas edições do principal Mundial da Fifa em um intervalo de 12 anos. A estreia da região aconteceu no Catar 2022.
Parceria
Para os Emirados Árabes, sediar a principal cerimônia de premiação anual da Fifa irá incrementar o turismo, os negócios e fincar o país como um destino importante na área esportiva.
“Temos o prazer de anunciar este novo acordo, que reforça a cooperação contínua entre nós e reflete a posição de destaque de Dubai no mapa mundial do futebol”, afirmou Al Maktoum.
A Fifa divulgou que informações detalhadas sobre as categorias do prêmio, sistema de indicação, votação e datas específicas serão divulgadas posteriormente.
Não está claro se as categorias utilizadas na premiação do The Best serão mantidas no novo evento. Uma delas, o Prêmio Marta, homenageia a estrela da seleção brasileira para celebrar o gol feminino mais bonito da temporada. No masculino, o prêmio reverencia Ferenc Puskas, craque da Hungria.
“Dubai está comprometida em apoiar o desenvolvimento do sistema esportivo global em geral, e do futebol em particular, e possui todos os elementos necessários para desempenhar esse papel da melhor forma possível, garantindo um impacto significativo dos Emirados Árabes Unidos no esporte mundial”, ressaltou Al Maktoum.
