Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Mídia

Final da Euro “bomba” audiência no Reino Unido e na Itália

Redação Publicado em 13/07/2021, às 13h48

Imagem Final da Euro “bomba” audiência no Reino Unido e na Itália
Reprodução / Twitter (@EURO2020)

A final da Euro 2020, disputada no último domingo (11) e que terminou com vitória da Itália sobre a Inglaterra nos pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo normal, atingiu números impressionantes de audiência nos dois países envolvidos na decisão. A partida foi transmitida por BBC e ITV no Reino Unido, e pela RAI em território italiano.

No Reino Unido, o jogo foi acompanhado por 29,85 milhões de telespectadores, somando-se a emissora pública BBC e o canal aberto ITV. Durante a prorrogação seguida de pênaltis, a audiência chegou a atingir um pico de 30,95 milhões de pessoas ligadas em suas televisões. Desses, 25 milhões assistiram pela BBC, enquanto o restante acompanhou pela ITV.

Para se ter uma ideia, a final da Euro 2020 foi a maior audiência de uma partida de futebol no Reino Unido em todos os tempos, ultrapassando os 25,2 milhões que assistiram à derrota da Inglaterra para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 1990, jogo que também foi decidido nos pênaltis. O número combinado entre BBC e ITV no domingo (11) representou 82% dos televisores ligados no país no horário do jogo, transformando a decisão na transmissão de TV mais assistida em território britânico desde o funeral da Princesa Diana em 1997.

Já na Itália, a final alcançou uma audiência média de 18,2 milhões na emissora pública RAI, o que significou o equivalente a 73,7% do mercado televisivo do país na hora do jogo. Nos pênaltis, o pico chegou a ser de 18,5 milhões de telespectadores.