A Libertadores Feminina 2023 começa a ser disputada nesta quinta-feira (5). O evento chega à 15ª edição e reunirá 16 clubes sul-americanos em Cáli e Bogotá, na Colômbia, até o dia 21 de outubro, data da final da competição.
Divididos em quatro grupos com o mesmo número de participantes, os times disputarão, para além da conquista esportiva, uma premiação de US$ 1,7 milhão para as vencedoras do torneio. As vice-campeãs receberão US$ 600 mil, enquanto as terceiras colocadas ficarão com US$ 250 mil. Todas as equipes também serão premiadas com US$ 50 mil pela participação na Libertadores Feminina 2023.
No entanto, apesar da premiação total ser de US$ 3,35 milhões, valor 68% maior em comparação com a edição do ano passado, as campeãs e vices da Libertadores Feminina 2023 receberão uma quantia menor do que Independiente del Valle e Flamengo obtiveram pela disputa da Recopa Sul-Americana deste ano. O torneio masculino, que envolve somente duas partidas, entre o campeão da Copa Libertadores e o da Copa Sul-Americana do ano anterior, pagou US$ 1,8 milhão ao vencedor e US$ 900 mil ao vice.
Apesar disso, vale destacar que o valor total da premiação da Libertadores Feminina será maior que a soma do montante recebido pelos participantes da Recopa, que foi de US$ 2,7 milhões.
Já em comparação com os dois principais eventos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para o futebol masculino, a premiação da Libertadores Feminina fica ainda menos expressiva, já que a Libertadores Masculina distribuirá mais de US$ 207 milhões para seus participantes, e a Copa Sul-Americana outros US$ 77,8 milhões em 2023.
Além disso, o campeão e o vice da Libertadores receberão US$ 18 milhões e US$ 7 milhões, respectivamente, enquanto na Copa Sul-Americana esses valores caem para US$ 5 milhões e US$ 2 milhões.
Onde assistir
No Brasil, a Libertadores Feminina 2023 será transmitida por Globo e Band, na TV aberta, além de BandSports e Sportv, na TV fechada. Já no streaming, a Pluto TV, serviço gratuito da Paramount, também exibirá o torneio.
Da mesma forma, porém no YouTube, o Canal Goat passará todos os jogos da competição, que ainda poderá ser acompanhada por meio das mídias segmentadas do Meu Timão, para as partidas do Corinthians, e Nosso Palestra, para as do Palmeiras. Vale destacar que esses dois últimos contarão com produção da LiveSports, empresa de mídia voltada para a transmissão de eventos esportivos.
“É um novo modelo de entender a transmissão de futebol diretamente para aquele torcedor apaixonado. Já tivemos esta experiência na LiveSports, com o próprio Corinthians e outros clubes, e é fascinante. O torcedor se identifica, abraça ainda mais o seu time do coração. E com a LiveSports, esperamos que Corinthians e Palmeiras sigam até a final nessa Libertadores”, destacou João Palomino, CEO da LiveSports.
Patrocinadores da Conmebol
Para este ano, a Libertadores Feminina será patrocinada por marcas como Amstel, Mercado Livre, Mastercard, Coca-Cola, Powerade e DHL. Todas essas empresas também são parceiras de outros torneios da Conmebol, sendo que algumas delas incluíram recentemente a competição feminina no seu acordo com a entidade.
Amstel, Mastercard e DHL são exemplos de marcas que incorporaram a Libertadores Feminina ao seu portfólio de ativos com a renovação para o ciclo de acordos comerciais da Conmebol entre 2023 e 2026. Vale lembrar que, em 2022, o evento contou com patrocínio de Santander e Gatorade.
Patrocinadores dos clubes
Confira os patrocínios de cada clube da Libertadores Feminina 2023:
Corinthians (BRA)
- Nike
- Bmg
- Pixbet
- Granito
Internacional (BRA)
- Adidas
- EstrelaBet
- Vero
- Banrisul
- Marquespan
- Unimed
- Medical San
Palmeiras (BRA)
- Puma
- Betfair
- Crefisa
- FAM
- Cimed
- Allianz
- Cartão de Todos
- Pernambucanas
Atlético Nacional (COL)
- Nike
- Postobon
- BetPlay
- Auteco
América de Cáli (COL)
- Le Coq Sportif
- Betplay
- NK Burguer
- Super Giros
- Aguila
- Consenza
- Colanta
- Menticol
- Observer
Independiente Santa Fe (COL)
- Kappa
- Ovosanty
- People Plays
- SIS – Science in Sport
- Betplay
- Pierre D’ Agostiny
Universidad de Chile (CHI)
- Adidas
- Betano
- Clinica Meds
- Sodimac
- Banco Estado
- Baic
Colo-Colo (CHI)
- Adidas
- Coolbet
- Conexión Puma / ISA
- Pilsen del Sur
- Ambilight TV
- Sodimac
- Banco Estado
Olimpia (PAR)
- Nike
- Tigo
- Vision
- ApostaLa
- Coca-Cola
- Bristol
- Petrosur
- Granja El Padrino
- Hielo Melli
Libertad Limpeño (PAR)
- Puma
- Tigo
- Cecon
- GranaGard
Boca Juniors (ARG)
- Adidas
- Betsson
- Directv
Barcelona de Guayaquil (EQU)
- Marathon
- Pilsener
- Discover
- Ecuabet
- Jetour
- Banco Pichincha
- TaDa Delivery
Universitario (PER)
- Marathon
- Marcadores247.com
- Loa
- Apuestatotal
- Sky
- Cristal
- LSP
Nacional (URU)
- Umbro
- Ántel
- Rexona
- Assist Card
- Directv
- Own Hotels
Always Ready (BOL)
- Marathon
- UTB
- Las Loritas
- Yamaha
- Coka Quina
- Campero
- One Life
- Amas
Caracas (VEN)
- RS
- Sellatuparlei.com
- Veconinter
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho