Pular para o conteúdo

Flamengo confirma aquisição do terreno do Gasômetro para construção de novo estádio

Clube rubro-negro firmou compromisso com a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) e iniciou uma nova fase de estudo técnico, econômico e jurídico para a obra

Cerimônia na Prefeitura do Rio formalizou a aquisição do terreno do Gasômetro pelo Flamengo - Divulgação

Cerimônia na Prefeitura do Rio de Janeiro formalizou a aquisição do terreno do Gasômetro pelo Flamengo - Divulgação

O Flamengo oficializou a aquisição do terreno do Gasômetro, na região central do Rio de Janeiro (RJ), para a futura construção de seu estádio. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29), durante uma cerimônia no Palácio da Cidade, com a presença do prefeito Eduardo Paes e do presidente do clube, Luis Eduardo Baptista, o Bap.

“Vou dar uma boa notícia para a nação rubro-negra. Não esqueça que eu sou vascaíno. Mas entendo a importância do Flamengo para o Rio de Janeiro, o que o Flamengo significa de impacto econômico para a cidade, por essa legião de fãs apaixonados”, destacou o prefeito Eduardo Paes.

Paes ainda afirmou que agora cabe ao clube rubro-negro encomendar uma série de estudos sobre a viabilidade técnica e financeira para a realização da obra.

“O torcedor do Flamengo tem que entender que essas coisas [construção do estádio] levam tempo. Mas é uma conquista importante que o Flamengo teve [aquisição do terreno]”, ressaltou o prefeito.

Compromisso

O termo de compromisso firmado entre o clube e o município garante a permanência do Flamengo como titular da área e estabelece a continuidade dos estudos para a viabilização do projeto nos aspectos técnico, econômico e jurídico.

“Não é fácil fazer um estádio deste porte. Optamos pela forma certa de fazer [o estádio] para não comprometer nem as finanças, nem a performance esportiva do clube”, disse o presidente do Flamengo.

Segundo o clube, as análises já vêm sendo conduzidas há pelo menos oito meses por empresas e consultorias como Fundação Getulio Vargas (FGV), Arena Venues + Events, Soloeste Engenharia e Aecom.

“O terreno é nosso. Com certeza o estádio é o sonho do Flamengo e vai ser uma realidade. Só não vai ser agora”, afirmou Bap.

Futuro

Com a formalização do compromisso, Flamengo e Prefeitura chegaram a um acordo para a prorrogação do prazo para a execução do projeto, além de ajustes nas obrigações legais.

Segundo o Flamengo, a medida visa a garantir segurança jurídica e continuidade da iniciativa, que ainda depende da conclusão dos estudos técnicos e da definição do modelo de financiamento.

A proposta é considerada estratégica para o clube e para o município, com potencial de impacto urbanístico, econômico e esportivo.

O Flamengo seguirá como responsável pelo desenvolvimento do projeto. Já o município acompanhará o processo como parte interessada na revitalização da região do Gasômetro.