Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Estudo

Flamengo, Corinthians e São Paulo lideram futebol nacional nas redes sociais

Análise da Emplifi revelou a força dos clubes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 22/09/2021, às 12h12

Torcida do Flamengo lidera ranking em audiência e número de interações por time - Reprodução
Torcida do Flamengo lidera ranking em audiência e número de interações por time - Reprodução

A Emplifi, plataforma unificada especializada em experiência do consumidor, que reúne marketing, atendimento ao cliente e comércio social, divulgou um estudo sobre o engajamento das torcidas de futebol nas redes sociais. Na pesquisa, foram analisadas quatro mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

De acordo com o estudo, os times que lideram o ranking de maior audiência nas redes sociais são Flamengo (com mais de 35 milhões de seguidores), Corinthians (com mais de 20 milhões de seguidores) e São Paulo (com mais de 15 milhões de seguidores). Em seguida, aparecem Palmeiras e Santos.

Os mesmos três clubes também formam o pódio de maior número de interações por time: Flamengo soma mais de 60 milhões de interações, enquanto São Paulo e Corinthians disputam o segundo lugar com cerca de 30 milhões de interações cada. Na sequência, surgem Palmeiras e Atlético-MG.

Por fim, o São Paulo se mantém no pódio quando o assunto é engajamento nas redes sociais. As contas do time contam com uma taxa de quase 5% de engajamento nas quatro mídias analisadas. Em segundo lugar vem o Palmeiras, seguido pelo surpreendente Juventude, ambos com uma taxa de interação um pouco mais acima de 4%. O Top 5 é completado por Fluminense e Atlético-MG.

Vale lembrar que o estudo utilizou apenas as páginas dos clubes que disputam a Série A do Brasileirão em 2021. Dessa forma, times de grande torcida como Vasco, Botafogo e Cruzeiro não fizeram parte da análise pelo fato de estarem disputando a Série B este ano.