Flamengo e Palmeiras lideram crescimento nas mídias sociais no primeiro semestre de 2024

Palmeiras e Flamengo se enfrentam pelo Brasileirão - Cesar Greco / Palmeiras

O primeiro semestre de 2024 tem Flamengo e Palmeiras como destaques no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros. O estudo elaborado pelo Ibope Repucom para analisar o desempenho atual de novos inscritos nas redes sociais de 50 clubes nacionais apontou que o Rubro-Negro e o Verdão tiveram o maior crescimento entre janeiro e junho.

O Flamengo lidera com um crescimento de 1,77 milhão, seguido de perto pelo Palmeiras, com 1,75 milhão. Corinthians, São Paulo e Santos completam o top 5 dos maiores crescimentos, que juntos representam 52% do total entre os 50 clubes analisados durante o período.

O crescimento do Palmeiras se destaca por conta de sua quantidade total de seguidores. Apesar de ter ficado muito próximo do Flamengo, o aumento de 1,75 milhão de inscrições representa um crescimento de 9% de sua base digital durante o primeiro semestre de 2024, o maior entre os clubes do top 5.

O Corinthians obteve o terceiro maior crescimento, com 1,1 milhão de novos inscritos, enquanto o São Paulo ficou em quarto, com 581 mil. O Santos, mesmo disputando a Série B do Brasileirão pela primeira vez em sua história, conseguiu o quinto lugar, com 576 mil novas adesões.

Entre as redes sociais, o Instagram foi o principal motor para o ganho de novos inscritos para diversos clubes. A plataforma foi responsável por 56% do crescimento do Flamengo, 41% do Palmeiras e 57% do Corinthians.

Em termos percentuais, Londrina e Botafogo-SP tiveram o maior crescimento, com 15% cada. Vila Nova, Sampaio Corrêa e Red Bull Bragantino empatam na segunda colocação, todos com 12% de aumento de sua base digital durante o primeiro semestre de 2024.

Destaques de junho

Considerando apenas o desempenho no mês de junho, Flamengo e Palmeiras também lideram, com 412 mil e 352 mil novos inscritos, respectivamente. Fluminense (142 mil), Cruzeiro (76 mil) e Bahia (72 mil) completam o top 5.

No total, os 50 clubes analisados acumularam 1,5 milhão de novas adesões no último mês do semestre, com 72% sendo de responsabilidade dos cinco primeiros.

O resultado de junho coloca o Flamengo de volta no topo do crescimento mensal após quatro meses. O Rubro-Negro também liderou as novas adeções no Instagram (237 mil), X (46 mil), TikTok (100 mil) e YouTube (30 mil), dividindo a liderança com o Palmeiras nos dois últimos.

O crescimento do Palmeiras foi maior no Instagram, onde teve 118 mil novas adesões, seguido por Facebook e TikTok, com 100 mil cada.

O Fluminense, terceiro colocado, teve o Facebook como seu maior destaque, com 100 mil novas adesões, alcançando 2 milhões de seguidores na rede social.

Total

No total de seguidores, o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, que considera Facebook, X, Instagram, YouTube e TikTok, segue sendo liderado pelo Flamengo, que acumula 58,9 milhões de inscritos nessas plataformas.

Corinthians (36,8 milhões), São Paulo (22,2 milhões), Palmeiras (21,4 milhões) e Santos (13,8 milhões) ocupam o top 5.

Sair da versão mobile