Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Na ponta

Flamengo lidera crescimento digital em 2021; Palmeiras é o 2º

Rubro-Negro atraiu 7,3 milhões de novos seguidores em redes sociais, segundo dados do Ibope/Repucom

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 06/01/2022, às 16h50

Flamengo foi o time que mais cresceu nas redes sociais em 2021, seguido de Palmeiras e - Divulgação
Flamengo foi o time que mais cresceu nas redes sociais em 2021, seguido de Palmeiras e - Divulgação

O Flamengo liderou o crescimento digital dos clubes brasileiros em 2021 segundo números apurados pelo Ibope Repucom. O Rubro-Negro, que só ganhou o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil na última temporada, atraiu 7,3 milhões de novos seguidores, ficando à frente de Palmeiras (2,4 milhões), Corinthians (2,2 milhões), São Paulo (1,5 milhão) e Atlético-MG (1,2 milhão).

O ranking do Ibope Repucom leva em conta as contas dos clubes brasileiros em cinco redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok.

Em dezembro, o Flamengo voltou a comandar a lista dos times que mais cresceram nas redes sociais. Ele foi seguido de Atlético-MG, que comemorou no período o título do Brasileirão após jejum de 50 anos, Corinthians, Cruzeiro, vendido ao ex-jogador Ronaldo Nazário no período, e Palmeiras, bicampeão da Libertadores no final de novembro.

Juntos, esses times foram responsáveis por 1,4 milhão de inscrições no mês passado entre os 50 clubes monitorados pelo Ibope Repucom ou 63% dos 2,2 milhões totais.

O Flamengo atraiu 460 mil novas inscrições, sendo que 50% delas vieram do perfil no Instagram. No ano, o time carioca representou 30% do total de 24,6 milhões de inscritos entre os principais clubes brasileiros. Ou seja, praticamente um em cada três novos seguidores dos clubes nacionais nas plataformas sociais foram para o time rubro-negro.

O segundo maior crescimento foi do Palmeiras, com incremento de 19% em sua base digital comparada a 2020. Em dezembro, foram 194 mil novos seguidores conquistados. O Corinthians ostenta o terceiro maior crescimento de dezembro, com 215 mil inscritos em suas contas. Em 2021, o time teve aumento de 9% de fãs em suas plataformas sociais.

O Atlético-MG, campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, obteve o segundo melhor desempenho de dezembro, com 336 mil novos seguidores no combinado de suas cinco redes sociais. Foi o melhor resultado do clube em 2021. Não bastasse isso, o Galo liderou o crescimento no TikTok e YouTube, além de ultrapassar os 2 milhões de seguidores no Instagram. No ano, o time mineiro foi o quinto que mais subiu, com 1,2 milhão de fãs. O desempenho foi o suficiente para ultrapassar o Vasco e se tornar o sétimo colocado no ranking geral.

No ano em que voltou a erguer um troféu, no Paulistão, o São Paulo foi o quinto time que mais adquiriu novos seguidores. Foram 1,5 milhão de novos fãs, ou um crescimento de 9%. É desempenho similar ao do Corinthians (9%) e Santos (10%) e abaixo do Palmeiras (19%).

A venda do Cruzeiro para Ronaldo gerou grande interesse no clube mineiro no final do ano. A Raposa alcançou 205 mil novos inscritos em suas contas oficiais em dezembro. Apesar de disputar a Série B do Brasileirão pelo terceiro ano seguido em 2022, o Cruzeiro foi o quarto time que mais atraiu seguidores em dezembro. O clube ultrapassou 8 milhões de seguidores contando todas as suas redes. No ano, a equipe teve aumento de 8% e somou 576 mil novos inscritos.

Entre os clubes de menor tradição, os destaques foram Red Bull Bragantino e Cuiabá. O time do interior paulista somou 612 mil novos seguidores, o que representou crescimento de 145% em relação a 2020. Esse número de novos inscritos é 3,6 vezes a população de Bragança Paulista, sede da equipe. Já o Cuiabá, que estreou na Série A e conseguiu se manter na elite, viu incremento de 154% em suas plataformas sociais. Foram 275 mil novos seguidores. Isso representa 44,5% da população da cidade de Cuiabá, sede do clube.