A Footballco, considerada a maior empresa de mídia e conteúdo de futebol do mundo, adquiriu a premiada Mundial Studio, criadora da revista Mundial e do podcast Giant.
Lançada em 2014, a Mundial Studio se estabeleceu como a principal editora de jornalismo de futebol de formato longo e construiu uma base de fãs apaixonada por meio de sua revista trimestral. A publicação da revista foi interrompida no início da pandemia do coronavírus, mas, por meio da aquisição por parte da Footballco, retornará com uma edição prevista para junho para coincidir com o início da Euro Feminina de 2022.
Conhecida por mostrar uma visão global do futebol e uma abordagem profunda centrada no torcedor, a revista Mundial costuma cobrir a modalidade de maneiras que muitas vezes não são atendidas pela grande mídia. O conteúdo explora a interseção entre esporte e cultura, além de revelar histórias não contadas do meio do futebol.
Desde 2015, a Mundial ainda opera um negócio de comércio eletrônico de sucesso, vendendo mercadorias e colaborações da Mundial, além de livros, revistas, roupas e presentes.
“Em um mundo de conteúdo digital veiculado em um feed que se foi para sempre, a Mundial oferece um antídoto: narrativa rica e longa. Eles desenvolveram um culto de seguidores entre os fãs mais informados do futebol. Estamos ansiosos para poder trazer mais do trabalho deles para mais fãs em todos os lugares”, revelou James Lamon, vice-presidente sênior de conteúdo da Footballco.
“Fomos atraídos pela Mundial não apenas pela qualidade de seu conteúdo, mas também porque a equipe entregou esse conteúdo aos fãs por meio de várias plataformas com o Giant, o premiado podcast produzido em colaboração com o Spotify; a Gazzetta dello Mundial, um boletim semanal; e a loja on-line Mundial, onde a Mundial vende mercadorias de edição limitada e artigos de futebol”, acrescentou.
“Ao nos tornarmos parte da Footballco, agora podemos escalar globalmente, investir em novos formatos e continuar conectando os fãs com o futebol que eles amam de maneiras que não seriam possíveis antes”, destacou Owen Blackhurst, cofundador da Mundial.
Vale destacar que, além da revista, a Mundial ainda construiu ofertas respeitadas de consultoria e serviços de agência que trabalharam com marcas como Adidas, Nike, Puma, Netflix e Associação Inglesa de Futebol, entre outras. Como parte da aquisição, esses serviços serão fundidos com o estúdio de conteúdo da Footballco, que também já produziu trabalhos premiados para marcas como Santander, Kia, EA Sports, FedEx e Budweiser, entre outras.
“À medida que plataformas digitais como TikTok e Instagram tentam se conectar ao comércio e realizar transações com usuários, vemos os bens físicos como o elo final lógico da cadeia. O futuro trará uma excitante convergência entre o digital e o físico de uma forma que encantará os fãs. Queremos liderar essa revolução, com a Mundial e em todo o nosso portfólio de marcas, enquanto ajudamos a revista a alcançar novos fãs”, finalizou James Lamon.
Atualmente, a Footballco é a maior empresa de mídia e conteúdo de futebol do mundo e abriga a Goal, uma das principais plataformas digitais focada na modalidade. Antes da Mundial Studio, a última aquisição da empresa havia sido a CalcioMercato.com, principal plataforma digital de futebol da Itália, em agosto do ano passado.