Fora da Globo, o Campeonato Paulista e o Carioca tiveram queda de audiência com a exibição neste ano, respectivamente, por Record TV e na Band.
O último ano do Paulistão na Globo foi em 2021. Em 2022, a emissora abriu mão de maiores investimentos nos estaduais e decidiu concentrar suas atenções em competições maiores como Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, que voltou a exibir neste ano.
Já o Carioca está fora da tela da Vênus Platinada desde 2020, quando a emissora carioca rescindiu o contrato com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) após o Flamengo decidir usar a lei do mandante e exibir um jogo contra o Boavista pela Fla TV.
Foi o pretexto para a Globo abrir mão dos direitos de um torneio em que, em sua avaliação interna, gastava muito para pouco retorno.
Paulistão na Record
Na média do Paulistão de 2023, segundo a Kantar Ibope Media, a Record TV registrou 10 pontos de audiência e 20% de participação sobre as TVs ligadas na Grande São Paulo. Comparado ao ibope médio que a Globo obteve em seu último ano de contrato com a Federação Paulista de Futebol (FPF), em 2021, é uma queda de 10 pontos de audiência.
Já a final entre Palmeiras x Água Santa conquistou 19 pontos de audiência, com 35% de participação sobre as TVs ligadas. Esse índice representa uma queda de 41% ou decréscimo de 13 pontos em relação à audiência da última final do Paulistão transmitida pela Globo, em 2021.
É preciso ressaltar, porém, que há dois anos a decisão teve a presença de dois times grandes (São Paulo x Palmeiras), com o Tricolor voltando a conquistar um título estadual depois de 16 anos de jejum. Em 2023, a final contou apenas com uma equipe grande (Palmeiras), diminuindo bastante o potencial de audiência do jogo.
Mais um fator pende à fragmentação do interesse do público, dificultando bons índices para a Record: o excesso de players que atualmente exibem o Paulistão. A final do último domingo foi transmitida pela Record (TV aberta), Premiere (pay-per-view), YouTube, além das plataformas de streaming Paulistão Play, PlayPlus e HBO Max.
Um comparativo mais justo entre Record e Globo seria com a decisão de 2022, que também colocou em campo Palmeiras x São Paulo. Na ocasião, o Alviverde conquistou o título estadual, mas a audiência também caiu: 32% ou queda de 9 pontos em relação à exibição pela Globo do clássico entre os dois clubes, em 2021.
Naquela temporada, a pulverização da audiência já era um fenômeno, que também contribuiu para diminuir os números da Record. Os torcedores dividiram suas atenções nas transmissões de Record (TV aberta), HBO Max, Estádio TNT Sports, YouTube e Paulistão Play (streaming) e Premiere (pay-per-view).
Cariocão na Band
A média de audiência do Cariocão 2023, em seu ano de estreia na Band, segundo a Kantar Ibope, foi de 8 pontos ou 15% de participação sobre o número de TVs ligadas no Rio. É uma queda de 18 pontos se comparada à média do Estadual do Rio na tela da Globo em 2019 (último ano em que o torneio foi exibido pela emissora carioca do início ao fim).
É preciso ponderar que, neste ano, a Band não teve direito aos jogos de Vasco e Botafogo como mandantes, limitando seu potencial de audiência. Outro fator que fez com que sua média pendesse para baixo foi que a emissora paulista optou por rechear sua grade de programação com a competição: foram exibidas 27 partidas, boa parte delas contando com apenas um time grande em campo.
Já a final, que teve goleada do Fluminense sobre o Flamengo (4 a 1), registrou 19 pontos de audiência e 32% de participação sobre o número de TVs ligadas na Grande Rio.
Houve uma queda de 18 pontos ou decréscimo de 49% na audiência no comparativo no último ano com a Globo, que teve vitória do Flamengo sobre o Vasco, por 2 a 0, em jogo realizado no dia 21 de abril de 2019.
Outro fator que faz com que a audiência sofra esfacelamento é o números de players que transmitiram o duelo decisivo. Em 2023, a final esteve na tela da Band (TV aberta), BandSports (TV fechada) e Flow Sport Club (YouTube).
Cariocão no SBT e Record
Em 2020, após a Globo rescindir contrato, o SBT acabou exibindo a final do Cariocão. Flamengo e Fluminense fizeram a decisão, que rendeu 17 pontos de média e 32% de participação.
Números melhores obteve a Record TV, que ficou com os direitos da competição no biênio 2021/2022. No primeiro ano de contrato, a emissora paulista cravou 25 pontos, com 39% de participação com novo Fla-Flu decisivo.
Em 2022, de novo com Flamengo x Fluminense na decisão, obteve índices mais altos: 27 pontos e 43% de share. Ainda assim, esse total representa queda de 10 pontos ou 27% na audiência em relação à final de 2019, a última exibida pela Globo.