Fubo Gaming fecha patrocínio ao Houston Dynamo, da MLS, por US$ 178 milhões

O Houston Dynamo será patrocinado pela Fubo Gaming, em um contrato que, segundo o site Sportico, chegará a US$ 178 milhões .

A parceria engloba duas partes: acordo de patrocínio e acesso ao mercado. Ou seja, a Fubo pode conseguir uma licença para apostas esportivas no Texas. Esse ativo é considerado a peça mais valiosa do contrato, pois o mercado local é um dos mais lucrativos dos Estados Unidos, com 29 milhões de pessoas, ficando atrás apenas da Califórnia. O Texas também conta com cinco das 15 maiores cidades americanas e abriga 11 equipes nas cinco principais ligas do país.

O contrato inclui um bônus de assinatura de US$ 10 milhões. A Fubo se comprometeu a gastar US$ 1 milhão por ano em direitos de marketing antes que o Texas legalize as apostas esportivas. Se isso acontecer de uma forma que dê o direito aos clubes de distribuir licenças, a Fubo pagará ao Houston Dynamo um bônus de US$ 15 milhões, além de outros US$ 15 milhões anualmente por um período de dez anos.

De acordo com o Sportico, esse compromisso é dividido em US$ 7,5 milhões em direitos de marketing e US$ 7,5 milhões de receita líquida com apostas. No total, se levar mais três anos para o Texas legalizar as apostas esportivas, o valor do negócio chegará a pelo menos US$ 178 milhões.

“É um valor alto. Na MLS, quando você olha para patrocínios, esses geralmente são consideráveis, e não tenho certeza de que nenhum deles seja necessariamente tão grande quanto este. Então, tem que estar bem no topo. Se não for o maior, está muito próximo”, disse John Walker, presidente do Houston Dynamo, que se recusou a confirmar valores.

Representantes da Fubo também se recusaram a comentar os termos do acordo. A empresa já está presente em Iowa e no Arizona. No contrato com o Dynamo, a empresa também patrocinará o Houston Dash, da NWSL (liga feminina), com publicidade no estádio em dias de jogos, presença em plataformas de transmissão, meios digitais e sociais do clube, e exposição na camisa de treinamento das duas equipes.

“Nosso plano é ser uma empresa nacional de apostas esportivas. Temos uma plataforma nacional de streaming e nosso desejo é promover apostas esportivas nela. Então, em quanto mais estados estivermos, mais poderemos fazer a junção entre clientes de streaming e de apostas”, destacou Scott Butera, presidente da Fubo Gaming.

O Texas discute desde o ano passado a concessão de licenças de apostas esportivas para os times do estado para repassar a seus parceiros comerciais. Uma lei semelhante já foi aprovada no Arizona e em Ohio.

A Fubo não é a primeira empresa que patrocina um time texano com a expectativa de liberação das apostas. A DraftKings já é parceira do Houston Rockets, da NBA, com um acordo semelhante. A PointsBet, por sua vez, patrocina o Austin FC, da MLS.

O Houston Dynamo e o Houston Dash foram vendidos em 2021 para o empresário do ramo imobiliário Ted Segal por cerca de US$ 400 milhões. Entre os investidores minoritários estão o jogador de basquete James Harden e o ex-pugilista Oscar De La Hoya. A transação ocorreu alguns meses depois que a equipe revelou um novo escudo e uma nova identidade de marca.