O Ibope Repucom divulgou, nesta quarta-feira (6), o ranking digital dos clubes brasileiros relativo ao mês de junho e, consequentemente, fez um balanço do primeiro semestre de 2022 como um todo. Os números impressionam: entre janeiro e junho, cerca de 15,6 milhões de novas inscrições foram registradas nas cinco principais mídias sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube). Trata-se do maior volume para um semestre dos últimos seis anos, 31% maior que o primeiro semestre de 2021, por exemplo.
O Top 5 de janeiro a junho ficou assim: Flamengo (2,7 milhões de novas inscrições), Vasco (2,5 milhões), Corinthians (1,7 milhão), Palmeiras (1,1 milhão) e São Paulo (860 mil). Somados, os cinco times representam 58% do total de novas inscrições entre os clubes nacionais no período.
Considerando-se apenas o mês de junho, o Top 5 ficou assim: Flamengo (443 mil novas inscrições), Corinthians (370 mil), Palmeiras (213 mil), São Paulo (132 mil) e Ceará (109 mil).
No mês passado, o Flamengo superou a marca de 47 milhões de seguidores no total. O clube liderou em crescimento em duas das cinco plataformas, Instagram (com 237 mil novas inscrições) e Twitter (96 mil), e ainda dividiu a liderança com Corinthians e Palmeiras no TikTok.
Já o Corinthians obteve sucesso especialmente no Instagram e no TikTok em junho. Foram 87 mil novas inscrições no primeiro e 100 mil novas inscrições no segundo.
O Palmeiras, por sua vez, teve como principais destaques o YouTube e o TikTok, enquanto o São Paulo ganhou força no Instagram.
Por fim, para fechar o Top 5 de junho, o “intruso” Ceará alcançou um desempenho inédito. No TikTok, o clube obteve o terceiro melhor desempenho (34 mil novas inscrições), e no Facebook liderou o ranking mensal (33 mil novas inscrições).
Veja abaixo a lista dos 20 clubes com mais inscritos nas redes sociais, já atualizada com os números de junho: