A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, iniciará nesta quarta-feira (27), a partir das 19h10 (horário de Brasília), a “vaquinha” on-line que auxiliará o clube no pagamento da dívida com a Caixa Econômica Federal referente a Neo Química Arena.
O Corinthians realizou um financiamento com a Caixa em 2013 para poder construir o estádio. Com o passar dos anos, porém, o Timão não conseguiu realizar os pagamentos e a dívida que começou em R$ 400 milhões atualmente ultrapassa a casa dos R$ 700 milhões.
As doações serão realizadas via Pix, por meio de uma conta específica que será aberta na Caixa e sinalizada pela Gaviões. Todos os valores depositados serão utilizados para a amortização diária da dívida.
Essa possibilidade foi explorada em matéria publicada pela Máquina do Esporte em julho, que apurou não haver qualquer ilegalidade no movimento. À época, o advogado André Oliveira, porém, ponderou sobre os riscos da estratégia.
“A questão do risco é que, sendo um Pix, uma coisa de mais fácil acesso, existe a possibilidade de diversos golpes. Certamente vão aparecer pessoas dizendo que estão recolhendo dinheiro para o Corinthians”, disse.
Neste cenário, a Gaviões da Fiel exaltou a necessidade de atenção por parte dos torcedores corintianos. A torcida irá indicar através de suas redes sociais os passos que devem ser seguidos pelos interessados em participar da vaquinha.