Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Bem, amigos

Globo e CONMEBOL encerram briga e abrem caminho para "volta" da emissora

Com a paz selada, tendência é de que o canal consiga concorrer pelos direitos da Libertadores e da Sul-Americana

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 25/10/2021, às 15h22 - Atualizado às 15h32

CONMEBOL estava em disputa com a Globo na Suíça pelo fim do contrato da Copa Libertadores - Divulgação
CONMEBOL estava em disputa com a Globo na Suíça pelo fim do contrato da Copa Libertadores - Divulgação

A CONMEBOL acaba de confirmar que encerrou a briga na Justiça da Suíça por conta do fim do contrato de transmissão da Copa Libertadores no meio de 2020 com a Globo. A entidade havia recorrido à corte de arbitragem do país europeu exigindo o pagamento de uma multa por parte da emissora, que utilizou uma cláusula no contrato permitindo que se encerrasse o vínculo por conta da não realização de jogos por quatro meses.

O fim da disputa entre entidade e emissora pode fazer com que a Globo volte a concorrer pelos direitos de transmissão das Copas Libertadores e Sul-Americana. Desde 2020, a CONMEBOL vem recusando propostas do Grupo Globo por direitos de transmissão de eventos. Na Copa América de 2021, a entidade recusou uma proposta financeiramente melhor da Globo para assinar com o SBT. 

Em seu perfil para a mídia no Twitter, a CONMEBOL disse: “A CONMEBOL e a Globo chegaram a um acordo e decidiram encerrar a arbitragem em curso na Suíça por conta da rescisão do contrato de direitos da Copa Libertadores de 2019 a 2022. O entendimento reforça o respeito que sempre pautou a parceria de longa data entre as instituições”.

Em 2022, a FC Diez Media, agência responsável pela gestão comercial das competições de clubes da CONMEBOL, fará a concorrência pelos direitos de mídia dos torneios. Assim, a tendência é de que o Grupo Globo consiga ganhar força para disputar os direitos e, quem sabe, tê-los de volta.