Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Mídia

Globo, ESPN e Paramount garantem direitos de transmissão da Libertadores

Emissoras venceram concorrência e exibirão competição de 2023 a 2026

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 12/05/2022, às 18h55 - Atualizado às 19h01

Globo, ESPN e Paramount transmitirão a Libertadores de 2023 a 2026 - Reprodução / Twitter (@libertadoresbr)
Globo, ESPN e Paramount transmitirão a Libertadores de 2023 a 2026 - Reprodução / Twitter (@libertadoresbr)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) oficializou Globo(TV aberta), ESPNe Paramount(TV fechada) como os novos donos dos direitos de transmissão da Libertadores para o período de 2023 a 2026. Os melhores momentos dos jogos ficaram com a plataforma OneFootball. A informação foi antecipada pelo site Notícias da TV e confirmada pela Máquina do Esporte.

O SBT, por sua vez, garantiu os direitos da Copa Sul-Americana pelo mesmo período na TV aberta. Na fechada, ESPN e Paramount também asseguraram esses direitos. Os melhores momentos ficaram novamente para o OneFootball. 

A licitação também valeu para os nove países da América do Sul que disputam os torneios da CONMEBOL, além de Guiana, Guiana Francesa, Suriname, América Central e as Ilhas do Caribe. Nesses territórios, a Paramount (Viacom) ganhou os direitos da Libertadores na TV aberta, a ESPN assegurou a transmissão na TV fechada, enquanto o OneFootball novamente ficou com os clipes de melhores momentos. Já a Copa Sul-Americana foi para a Directv (TV paga) e os melhores momentos para o OneFootball. 

Entenda a licitação

A licitação foi realizada com assessoria técnica da FC Diez Media e auditada pela Ernst & Young (EY) da Argentina. A concorrência foi aberta no dia 18 de marçoe englobava Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa. Os interessados puderam enviar proposta até 20 de abril. Havia duas concorrências, uma apenas para o Brasil e outra para os demais países da América do Sul, além de América Central e Caribe.

Atualmente, os direitos da TV aberta estão com o SBT. Já a ESPN herdou do Fox Sports os direitos na TV fechada. No streaming, a transmissões ficam a cargo de CONMEBOL TV, Facebook e Star+ (do Grupo Disney, o mesmo da ESPN). Já a Sul-Americana e a Recopa são exibidas pela CONMEBOL TV, serviço de streaming da entidade que comanda o futebol na América do Sul. Com a venda desses direitos para outras empresas, a tendência é que a CONMEBOL TV seja descontinuada.