Globo fecha pacotão de eventos com CBF: Supercopa, futebol feminino e base

A Globo anunciou, na noite desta sexta-feira (28), um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para aumentar a oferta de transmissões de campeonatos de futebol nacional na grade dos canais da emissora.

O “pacotão” de eventos inclui a Supercopa do Brasil masculina 2022, entre Atlético-MG e Flamengo, torneios de categorias de base Sub-17 e Sub-20 e as principais competições do futebol feminino, como o Brasileirão, a Supercopa feminina e amistosos da seleção brasileira.

O principal acordo é para o futebol feminino. A partir desta temporada, o Sportv passa a exibir até 40 jogos por temporada do Brasileirão, que também ganhará, a partir de 2023, a tela da TV Globo, após vários anos de parceria da CBF com a Band para transmitir a modalidade.

O pacote prevê, entre 2022 e 2024, que o Sportv transmita dois jogos exclusivos por rodada na fase classificatória, além de, sem exclusividade, dois jogos das quartas de final e todas as partidas decisivas das semifinais e a grande final. A partir de 2023, a TV Globo também exibirá a fase decisiva da competição. A produção dos jogos será de responsabilidade da CBF, que disponibilizará os sinais das partidas.

Além disso, nas próximas três temporadas, o Grupo Globo mostrará a Supercopa feminina, que engloba oito clubes. Sete partidas serão exibidas no Sportv, enquanto quatro jogos estarão na TV Globo, incluindo a final. Neste ano, a Supercopa será realizada de 4 a 13 de fevereiro. Dentro do acordo ainda estão todos os amistosos da seleção brasileira feminina na preparação para a Copa do Mundo de 2023, que será na Austrália e na Nova Zelândia. Serão até 12 jogos exclusivos com transmissão do Sportv. Já a TV Globo transmitirá seis amistosos, ainda a serem definidos.

Para o futebol masculino, o acordo garante a exibição exclusiva do duelo entre Atlético-MG e Flamengo, pela Supercopa 2022, no dia 20 de fevereiro, com transmissão em todas as plataformas: TV Globo, Sportv e Premiere.

Além disso, as principais competições das categorias Sub-17 e Sub-20 pelos próximos três anos estarão nos canais da Globo. Serão cerca de 80 jogos por temporada do Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa, todos com transmissão do Sportv.

A transmissão de competições nacionais é a nova aposta da Globo desde o começo deste ano. A emissora tem desistido de mostrar os Estaduais e investido, cada vez mais, em torneios de relevância nacional. Atualmente, somente quatro campeonatos locais têm acordo com o Grupo Globo: Gaúcho, Mineiro, Paulista e Pernambucano. Dos quatro, apenas o Gaúcho e o Pernambucano têm acordo para exibir todas as partidas. No Campeonato Mineiro, a Globo mostra apenas os jogos de Atlético, América e Cruzeiro como visitantes, e de Atlético e América como mandantes. Em São Paulo, o acordo é válido só para o Premiere.