Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Na paz

Globo se acerta com FIFA e já transmite Copa do Mundo de Futebol de Areia

Redação Publicado em 19/08/2021, às 12h33

Imagem Globo se acerta com FIFA e já transmite Copa do Mundo de Futebol de Areia
Mundial de futebol de areia será o primeiro evento transmitido pela Globo em novo acordo com a FIFA
Divulgação/FIFA

Nesta sexta-feira (20), a TV Globo abrirá espaço em sua grade de programação, às 14h30, para a transmissão da estreia do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol de Areia, que será disputada na Rússia.

A exibição da partida inaugural, que pela primeira vez ganha espaço na TV aberta, já faz parte da renegociação da Globo com a FIFA pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo de Futebol e de outras competições organizadas pela entidade máxima do futebol.

A notícia, que foi divulgada pelo colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, foi confirmada pela Máquina do Esporte com fontes ligadas ao negócio.

No ano passado, em meio à pandemia, a Globo havia suspendido o pagamento de parte dos direitos de transmissão dos eventos da FIFA e tentado forçar uma renegociação. Com o contrato atrelado ao dólar, a emissora fez a mesma estratégia adotada com a CONMEBOL: parou de pagar e foi tentar reajustar os valores ou, pelo menos, o prazo para pagamento.

Com a entidade sul-americana, não houve acordo, e o contrato para a transmissão da Copa Libertadores foi rescindido. Já com a FIFA, o acerto saiu nas últimas semanas. Como parte do novo negócio, que fará com que o pagamento das parcelas seja postergado para os próximos anos, a Globo se comprometeu a abrir mais espaço para outras competições da FIFA na TV aberta.

A primeira delas é justamente a Copa do Mundo de Futebol de Areia, que pela 11ª vez é organizada pela FIFA. O Brasil tem cinco títulos da competição, enquanto Portugal é o atual campeão.

Além da TV aberta, o acordo do Grupo Globo envolve a transmissão, pelos canais SporTV e pelo site GE, dos outros jogos do Mundial, que conta com 16 seleções divididas em quatro grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. A decisão está marcada para 29 de agosto.

Além da transmissão ao vivo e do tempo real das partidas do Brasil, o GE terá todas as informações sobre o torneio, resultados atualizados e agenda de jogos.