Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Covid-19

Governo de SP ignora MP e segue com futebol no Estado

Redação Publicado em 11/03/2021, às 01h26

Imagem Governo de SP ignora MP e segue com futebol no Estado

O temor dos clubes e da Federação Paulista de Futebol com uma possível suspensão do esporte por parte do Governador do Estado, João Dória (PSDB), não foi confirmado na quarta-feira (10). Assim, o Paulistão deverá permanecer em disputa, pelo menos por ora.

Dória fez anúncio sobre a pandemia em São Paulo, mas sem colocar em prática a chamada “fase roxa”, mais restritiva que a atual “fase vermelha” e que deveria implicar na paralisação do futebol. A medida não foi citada pelo governador, que apenas anunciou datas do calendário de vacinação e a criação de novos leitos de UTI.

João Dória, em declaração dada na quarta-feira (10) (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O posicionamento de Dória é contrário ao que foi sugerido pelo Ministério Público. O MP chegou a fazer uma recomendação à Federação Paulista pela paralisação do Paulistão. Nesta semana, a entidade esportiva lançou nota oficial para exaltar os protocolos contra a Covid-19.

Havia, no entanto, a informação nos bastidores de que Dória iria impor as medidas mais duras. Até terça-feira (9), o Governo não tinha tido contato direto com clubes e federação, o que gerou clima de incerteza no futebol paulista.

Apesar de não subir o rigor pelo isolamento social, a situação da Covid-19 em São Paulo é crítica e crescente. O próprio Dória admitiu que a abertura de novos leitos é insuficiente para cobrir os atuais números. Especula-se que cerca de 30 pessoas faleceram na terça-feira (9) em fila por vaga na UTI. No total, 517 pessoas morreram em São Paulo nesse dia. Na quarta-feira (10), o Brasil registrou 2.349 mortes pela doença, o recorde desde o início da pandemia.