Futebol

Governo português pode centralizar direitos de transmissão da Primeira Liga

por Redação
A
A

O futebol português estaria caminhando para a centralização dos direitos de mídia com a legislação do governo sendo readmitida, declarou funcionário para o SportsPro.

Atualmente os clubes da Primeira Liga comercializam seus direitos individualmente e não a liga vendendo-os de forma centralizada. A rede de TV por assinatura Sport TV tem negócios com todos os times, exceto o Benfica, que transmite seus jogos em uma rede interna.

No entanto, tem havido um crescente apelo para que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assuma o controle dos direitos para distribuir as receitas de forma mais uniforme.

publicidade

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Esporte de Portugal, disse que está sendo preparada uma legislação que deve abordar o equilíbrio das receitas de transmissão que vê uma disparidade de 15:1 entre os clubes em sua proporção mais extrema.

"A legislação sobre os direitos televisivos e sua centralização, que introduzirá uma distribuição muito melhor do dinheiro resultante, está nas próximas semanas para aprovação", disse em um evento.

Ele acrescentou que um modelo centralizado proporcionaria "um campeonato muito mais competitivo, de acordo com o que acontece em toda a Europa".

publicidade
Atualmente os clubes comercializam individualmente os direitos
Crédito: Redes sociais
Atualmente os clubes comercializam individualmente os direitos
publicidade

São Paulo e Adidas apresentam novo uniforme